Skip to main content
Foto de um prato de comida no refeitório da empresa, o prato está sobre um tampo branco e possui uma porção de arroz, estrogonof, salsa, tomate, abacate fatiado e uma fatia de limão

Vale-refeição x refeitório na empresa: qual é melhor?

É perfeitamente natural ter dúvida sobre a oferta de vale-refeição ou refeitório na empresa, visando ter o melhor custo-benefício e oferecer uma solução adequada para a equipe.

Tomar uma decisão informada é fundamental para que a equipe seja beneficiada e os profissionais possam ter uma alimentação saudável, balanceada e com bom custo-benefício para a empresa.

Afinal, recentemente a pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) revelou que o preço médio da refeição subiu 10,8% no Brasil em relação ao ano anterior (Quanto Custa um Prato Feito).

O que faz com que seja importante tomar uma decisão bem informada, para que a escolha feita pela empresa seja sustentável no longo prazo. 

O que é o Vale-Refeição?

O vale-refeição (VR) é um benefício trabalhista oferecido para que o colaborador possa comprar refeições prontas como o almoço, jantar ou lanche ao longo de sua jornada de trabalho. Trata-se de um dos benefícios mais comuns no Brasil e é aceito em lanchonetes, padarias e restaurantes.

O vale-refeição é regulamentado pela Lei nº 6.321, que estabelece o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)

Geralmente o vale-refeição é usado de acordo com a jornada de trabalho. O benefício não pode ser usado em supermercados.

Qual é a diferença entre Vale-Refeição e Vale-Alimentação?

O vale-alimentação (VA), por sua vez, é uma quantia paga ao profissional para a aquisição de alimentos como: frutas, legumes, verduras, carnes e afins. O uso é permitido em sacolões, padarias, supermercados, açougues e outros estabelecimentos.

Portanto, é uma alternativa interessante para que o colaboradorl possa cozinhar suas refeições saudáveis. É proibido usar o VA para a compra de cigarro e bebida alcóolica. Portanto, a diferença se dá em relação ao tipo de alimento que pode ser comprado.

Como funciona o refeitório na empresa?

O espaço do refeitório disponibilizado na empresa precisa ser fora da área de trabalho da equipe, precisa ser um ambiente com piso lavável, limpeza recorrente, ventilação e boa iluminação.

Além disso, o refeitório precisa de mesas e assentos em número correspondente ao total de usuários, precisa ter lavatórios e pias instalados nas proximidades e ter água potável.

No refeitório são servidos alimentos que geralmente são preparados externamente por equipes especializadas, oferecendo alimentação balanceada e nutritiva para a equipe.

É essencial que a empresa aplique a NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, para evitar problemas com fiscalizações e insatisfação da própria equipe. 

O que diz a CLT sobre alimentação e refeitório nas empresas?

A CLT propriamente não estabelece obrigações em relação à alimentação dos colaboradores. Todavia, o benefício se torna obrigatório caso o sindicato determine por meio de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Nesses casos, a convenção costuma estabelecer um valor mínimo a ser pago para os profissionais, podendo ser disponibilizado: vale-alimentação, vale-refeição ou refeitório.

Quando a empresa oferece o benefício é possível não fazer desconto na folha de pagamento, fazendo o benefício ter natureza salarial.

Ou ainda, é possível fazer desconto na folha, sendo 20% do valor do benefício o teto máximo de desconto, segundo a determinação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).     

O que vale mais a pena: vale alimentação ou ter refeitório na empresa?

A resposta sempre será: depende! Afinal, é preciso analisar um conjunto de fatores e é por isso que trouxemos um comparativo, com o intuito de te auxiliar a tomar a melhor decisão possível, confira:

Alimentação de qualidade

Tendo um refeitório na empresa é possível garantir a qualidade dos alimentos que serão oferecidos para a equipe. Uma vez que o cardápio será supervisionado por nutricionista, pré-aprovado com antecedência e será balanceado para oferecer todos os nutrientes necessários para a equipe.

Em contrapartida, oferecendo um vale-alimentação o profissional poderá escolher o que comer. E dependendo dos hábitos de sua equipe, a escolha pode não ser a mais saudável, gerando uma série de prejuízos para a saúde que são indesejados. Afinal, acabam afetando negativamente a saúde de sua equipe.     

Produtividade do time

Quando a equipe está despreocupada em relação ao que irá consumir no almoço e pode se concentrar no trabalho, é natural que a produtividade seja maior. Além disso, uma alimentação de qualidade influencia positivamente na concentração e foco.

Afinal, o corpo estará bem nutrido, oferecendo ao profissional a possibilidade de manter uma boa performance em todo o período de expediente. Diferentemente daquilo que ocorre com colaboradores que ficam horas e horas com fome ou precisam se preocupar em fazer pedido no restaurante perto da empresa.      

Interação entre os funcionários

Ao longo da experiência de almoçar, lanchar ou jantar juntos no refeitório é natural que os colaboradores fortaleçam seus vínculos. Aspecto que faz toda a diferença para o clima na empresa, proporcionando um ambiente de respeito mútuo e maior satisfação.  

Diferentemente daquilo que ocorre quando grupinhos se formam por afinidade, saindo para fazer as refeições juntos em restaurantes próximos. Geralmente, esse segundo cenário é mais propício para conflitos.    

banner com a foto de uma moça vestida de amarelo sorrindo apontando para os dizeres Mais do que Alimentação, convidando o leitor a clicar e solicitar um orçamento de Refeições Coletivas da Premium Essential Kitchen

Menor custo para a empresa

Oferecendo um refeitório interno com alimentação preparada por uma equipe contratada para tal, é possível ter um custo controlado. Além disso, dependendo do modelo tributário da empresa é possível conseguir até 4% de desconto no Imposto de Renda Pessoa Jurídica.

Enquanto a empresa que oferece vale-refeição não tem controle algum sobre o custo da alimentação perto da sede, o que faz com que em muitos casos o preço suba de um ano para o outro e o vale passe a ser insuficiente para uma alimentação de qualidade, causando insatisfação na equipe.

Segundo a ABBT, o custo da refeição completa no Brasil é de R$51,61 em média. Para atingir esse valor, foi considerado o prato, bebida, café e sobremesa. O que faz com que o vale-refeição possa não suprir a demanda de comer fora todos os dias. Enquanto o contrato de refeições coletivas para 150 a 250 funcionários no almoço, a cobrança é de R$8,99 por almoço servido aos colaboradores.

O cardápio de refeição coletiva é assinado por nutricionista e desenvolvido pela equipe da Premium Essential Kitchen com profissionais capacitados, que seguem todas as normas sanitárias de preparo dos alimentos, garantindo qualidade e preço justo em cada refeição.

Promoção de programas de bem-estar

É interesse da empresa que seus funcionários sejam saudáveis, justamente para evitar faltas em excesso e para garantir alta produtividade. Todavia, quando se oferece vale-refeição não há controle sobre o que a equipe come no dia a dia.

Enquanto o refeitório interno possibilita que a equipe garanta alimentação de qualidade, nutritiva e que beneficia a saúde da equipe como um todo. 

Quais são os requisitos que a empresa precisa aderir para ter um restaurante corporativo?

Quando falamos de um refeitório, é preciso seguir algumas exigências legais. De modo que seja garantida a segurança alimentar e a qualidade do alimento oferecido para a equipe. Para tal, é preciso seguir o que define a NR 24, por exemplo:

  • Oferecer condições de conforto e higiene no local para as refeições;
  • Disponibilizar locais arejados e que apresentem boas condições de conservação e limpeza;
  • Garantir assentos, mesas e balcões suficientes para todos os usuários;
  • Meios para conservação e aquecimento das refeições;
  • Viabilizar local e material para lavagem de utensílios;
  • Ter pisos e paredes pintadas ou revestidas de material lavável e impermeável;
  • Apresentar um local ventilado para o exterior ou com sistema de exaustão forçada;
  • Possuir lavatórios instalados nas proximidades ou no próprio local;
  • Ter meios para aquecimento das refeições.

Também existem outras exigências, como a Resolução 216/2004, da ANVISA, que visa estabelecer um regulamento técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Para tal, é preciso seguir requisitos de manipulação dos alimentos, como:

  • desinfecção, higienização e limpeza adequada dos ingredientes para o preparo; 
  • manutenção e higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios;
  • adoção de políticas para o controle de pragas urbanas, evitando contaminações; 
  • utilização de água potável para todos os processos efetuados dentro da cozinha;
  • armazenamento e transporte dos alimentos visando a preservação da qualidade; e
  • condições e manuseio de matéria-prima, ingredientes e embalagens.

Vale-refeição e vale-alimentação ainda serão obrigatórios?

Não há obrigatoriedade na legislação brasileira de fornecer vale-refeição ou vale-alimentação para a equipe. Contudo, alguns sindicatos de categorias firmaram acordos que tornam obrigatória a oferta de um valor mínimo diário para as refeições do colaborador.

O que faz com que seja relevante que a empresa analise todos os detalhes, para que possa oferecer benefícios compatíveis com cada cargo, evitando problemas com os sindicatos competentes.  

Por que vale a pena contratar a Premium?

Além do custo mais baixo por refeição, contratar a Premium pode ser vantajoso por uma série de fatores que apresentaremos a seguir.

Equipe bem nutrida

Mantendo sua equipe bem nutrida com uma alimentação de qualidade é possível reduzir absenteísmo. Aspecto que faz toda a diferença para a produtividade do time como um todo.

Afinal, se os colaboradores estão saudáveis é natural que eles faltem menos por problemas com a saúde, evitando a sobrecarga da equipe ocasionada pelas ausências.

Sensação de valorização

Quando a equipe tem acesso a uma alimentação nutritiva, variada e saborosa, aproveitando um espaço confortável para a pausa da refeição é natural que se sintam valorizados pela empresa.

Evita contratempos nas pausas

Não é raro que o pedido de almoço na rua atrase, os restaurantes tenham filas e acidentes ocorram durante o deslocamento para o almoço, por exemplo.

Ao oferecer um refeitório interno, sua equipe faz uma pausa totalmente segura e agradável, evitando que se exponham a riscos desnecessários.

Reforço da cultura organizacional

As interações entre a equipe na hora da refeição e o ambiente confortável para sua refeição são aspectos que reforçam a cultura organizacional. Contribuindo para que os profissionais estejam satisfeitos, se sintam respeitados e parte de uma equipe de sucesso. 

Investir em contratar refeições coletivas vai muito além de meramente uma estratégia de redução de custo.

Portanto, vale a pena contratar uma equipe que possa oferecer alimentação de qualidade no refeitório de sua empresa. Garantindo um bom custo-benefício para o negócio, valorização da equipe e qualidade de vida.

Conclusão

Solicite seu orçamento hoje mesmo e perceba como a Premium Essential Kitchen pode impactar o dia a dia de sua equipe de forma extremamente positiva.

Entre em contato conosco, obtenha um orçamento personalizado para sua demanda e garanta que a equipe Premium Essential Kitchen possa te oferecer o melhor serviço em alimentação para seus colaboradores. 

Sobre a Premium

Desde o início dos anos 90, a Premium Essential Kitchen oferece muito mais do que refeições coletivas. Com foco na qualidade e no atendimento personalizado, garantimos experiências gastronômicas únicas para todos os nossos clientes.

Nos anos de 2023 e 2024, a Premium foi finalista do Ranking Negócios em Expansão da Revista Exame, com destaque especial pelo crescimento notável, alcançando o 2º lugar em 2024. Nosso compromisso com a qualidade é evidente em todos os nossos serviços.

A Premium Essential Kitchen possui a certificação NBR ISO 9001:2015, atestada pela Det Norske Veritas Certificadora Ltda – DNV. Este selo de qualidade reforça nossa dedicação em manter os mais altos padrões em nossos processos.

Estamos também comprometidos com iniciativas de ESG (Environmental, Social and Governance), garantindo não apenas excelência no serviço, mas também responsabilidade social e ambiental.

Você merece ser Premium, entre em contato.

Faça um orçamento para ver como podemos ajudar: contato@somospremium.com.br

(11) 3195-4249

(11) 98960-6055

Sem comentários

Seu e-mail não será publicado.