Skip to main content
refeitório coletivo

Guia: tudo o que você precisa saber sobre refeições coletivas

Em um mundo onde os benefícios corporativos são verdadeiros aliados na atração e retenção de talentos, o universo das refeições coletivas se apresenta como uma oportunidade para que as empresas ganhem destaque no mercado de trabalho e possam oferecer ainda mais qualidade de vida para seus colaboradores.

Se você quer entender um pouco mais sobre este assunto, continue a leitura deste artigo!

Afinal, o que são refeições coletivas?

O que chamamos de refeições coletivas são, basicamente, os diversos tipos de refeições oferecidas aos colaboradores de uma empresa durante o dia, preparadas especialmente por uma empresa de alimentação terceirizada.

O preparo das refeições pode ser realizado dentro do espaço comercial, através da criação de um restaurante coletivo, ou ser disponibilizado apenas na modalidade takeaway. Nesse último caso, a empresa de serviços de alimentação realiza o preparo dos alimentos e entrega as porções diretamente no local de atuação da empresa contratante.

O mais interessante sobre as refeições coletivas é que elas são idealizadas com o objetivo de atender todos os requisitos nutricionais indicados pelos profissionais de saúde, proporcionando assim uma alimentação balanceada para os funcionários que podem desfrutar desse tipo de benefício no próprio ambiente de trabalho.

banner CTA para solicitar orçamento de refeições coletivas

Como surgiram as refeições coletivas?

Para entender um pouco da história e da criação das refeições coletivas, é preciso conhecer a ABERC (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas). 

A ABERC une desde fevereiro de 1984 todas as empresas que fornecem refeições coletivas no Brasil. Ou seja, o surgimento desse tipo de serviço data de anos antes da criação dessa associação tão importante.

Localizada em São Paulo, a Associação das Empresas de Refeições Coletivas emite frequentemente notícias e boletins para que as empresas do setor se mantenham constantemente informadas, seguindo as normas sanitárias destacadas pela ANVISA.

Apenas em 2021, a ABERC contabiliza que o mercado de refeições coletivas tenha movimentado mais de 19 bilhões de reais, servindo uma média de 35,5 milhões de refeições por dia. Os números da instituição mostram que os restaurantes e refeitórios coletivos vieram para ficar e prometem ser uma tendência do mundo corporativo em 2023.

Vantagens das refeições coletivas para empresas

Quando o assunto é refeição coletiva no ambiente de trabalho é comum ouvir questionamentos sobre as vantagens desse tipo de serviço em comparação com a oferta do famoso VR.

Apesar do Vale Refeição ser um tipo de benefício relativamente prático, onde o próprio colaborador pode gerir o quanto gasta em cada refeição, o valor disponibilizado no cartão alimentício pode não ser o suficiente para que o funcionário tenha acesso a uma alimentação adequada durante a semana.

Para saber mais sobre as diferenças entre Vale Refeição e refeitório na empresa, clique aqui.

Sendo assim, seguindo as indicações do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), pode ser interessante a empresa optar pela instalação de um refeitório coletivo dentro do ambiente de trabalho.

O PAT é um programa governamental que incentiva as empresas a oferecer uma alimentação equilibrada e de qualidade aos colaboradores em troca de alguns benefícios, como a dedução do incentivo fiscal, por exemplo. (tire todas as suas dúvidas na nossa completíssima FAQ do Programa de Alimentação ao Trabalhador)

Dessa forma, além de manter os funcionários dentro do ambiente corporativo e receber benefícios fiscais, ao contratar uma empresa de refeições coletivas a organização ainda:

  • Proporciona bem-estar e interação entre os colaboradores;
  • Incentiva a produtividade dos funcionários através de refeições saudáveis e nutritivas;
  • Não precisa se preocupar com a gestão de benefícios alimentícios;
  • Aumenta o custo-benefício entre a disponibilização das refeições terceirizadas e a saúde no dia a dia de trabalho.

O que fazem as empresas de refeições coletivas?

Como citamos anteriormente, as empresas de refeições coletivas são as responsáveis por todo o processo de produção das refeições disponibilizadas dentro do ambiente corporativo que contrata esse tipo de serviço.

Empresas de alimentação que oferecem refeições coletivas terceirizadas são as grandes responsáveis por cuidar da alimentação da equipe colaboradora da empresa contratante, muitas vezes desde o café da manhã até o café da tarde.

O serviço de refeição empresarial tem início, geralmente, na construção de um restaurante coletivo, onde os funcionários podem desfrutar de diversas refeições ao longo do dia sem a necessidade de locomoção.

Além da criação do projeto de um refeitório multifuncional, a empresa de refeições coletivas também oferece variados tipos de menu, priorizando sempre o cumprimento das normas sanitárias e o balanceamento nutricional dos pratos.

Quais são os tipos de refeições empresariais disponíveis?

No mundo das refeições empresariais, o céu é o limite! A decisão de quais tipos de refeições serão oferecidas aos funcionários fica sob a responsabilidade da contratante deste serviço. No entanto, existem diversas possibilidades de escolha, e não precisa ser apenas uma.

É possível escolher entre um café da manhã caprichado, um almoço SelfPremium tradicional, o Bonappétit gourmet com toque de chef, uma bandeja bem-estar nas opções light, vegetariana, low carb e fitness, ou até mesmo um Coffee Break para o fim de tarde.

Principais cuidados a serem adotados nas refeições coletivas

Assim como qualquer outro estabelecimento que comercializa alimentos preparados, os restaurantes coletivos precisam seguir uma série de cuidados para que a saúde dos colaboradores da empresa seja preservada.

Qualidade e segurança alimentar

Antes de mais nada, é imprescindível que o responsável pelo funcionamento do restaurante coletivo estabeleça um controle de qualidade capaz de identificar os melhores procedimentos higiênico-sanitários a serem adotados antes, durante e após o preparo das refeições.

O controle de qualidade de alimentos também deve se fazer presente nesse serviço, a fim de oferecer matérias-primas sempre frescas e nutritivas para o público alvo.

Percurso da comida

Outro ponto muito importante na rotina dos refeitórios de empresas é o percurso de preparação da comida. Para evitar a contaminação dos alimentos por fatores externos é necessário que a cozinha estabeleça procedimentos de preparo que evitem a contaminação cruzada.

Veja o que a ANVISA diz sobre isso na Resolução nº 216, de 15 de setembro de 2004: “durante a preparação dos alimentos, devem ser adotadas medidas a fim de minimizar o risco de contaminação cruzada. Deve-se evitar o contato direto ou indireto entre alimentos crus, semipreparados e prontos para o consumo.”

Em caso de dúvidas, consulte O que a Vigilância Sanitária exige para Cozinha

Padronização das refeições

Além dos cuidados com a preparação das refeições, é essencial que os pratos oferecidos aos colaboradores pela empresa sejam padronizados, seguindo o que chamamos de Engenharia do Cardápio.

Ou seja, a empresa realiza um estudo prévio dos ingredientes e sabores que mais agradam e desagradam os funcionários a fim de evitar o desperdício de alimentos. Ao longo do tempo, vale analisar se o estilo de cardápio deve ser mantido ou renovado a fim de otimizar os custos da empresa e proporcionar maior variedade.

Quando falamos de padronização das refeições coletivas, não indicamos que o menu seja único. Afinal, disponibilizar diferentes sabores também se torna uma grande vantagem. Porém, vale estudar quais tipos de ingredientes devem ser realmente oferecidos com frequência, a fim de agradar o paladar do público.

A importância do nutricionista nas refeições coletivas

É praticamente impossível falar de refeições coletivas sem mencionar o papel essencial que um nutricionista exerce na preparação de cada prato. O profissional de Nutrição faz parte da equipe de profissionais de qualquer empresa de refeições coletivas e está presente do início ao fim do preparo dos alimentos. 

Além de indicar quais são os melhores ingredientes para cada tipo de prato e a quantidade correta, o nutricionista ainda coordena toda a cozinha do restaurante coletivo, auxiliando outros profissionais a oferecer refeições que priorizam a saúde alimentar de todo o grupo. 

As empresas que oferecem refeições coletivas, elaboradas por nutricionistas, devem orientar os pacientes sobre as opções disponíveis, bem como considerar as outras refeições realizadas durante o dia. Segundo a Nutricionista Mônica Stockler, é possível atender às necessidades nutricionais e manter o prazer em comer em ambientes corporativos. “Com a estruturação adequada da rotina alimentar, a empresa contribui na saúde e no bem-estar do colaborador.” 

Por isso, ao contratar um serviço de refeições coletivas e empresariais, não deixe de conferir se a empresa conta com a expertise de um nutricionista na hora de montar o cardápio. 

Para saber o que comer na empresa que oferece refeições coletivas aos colaboradores, a Nutricionista Luiza Ferracini tem dicas incríveis para manter a alimentação saudável no trabalho. “A regra é não repetir o prato em refeições coletivas. O segundo prato geralmente não é por fome, mas por vontade de comer ou gula. Seguir essa regra ajuda a tomar boas decisões alimentares no trabalho e manter o peso fora de casa.” 

Lembre-se que o nutricionista responsável pelas refeições do restaurante deve manter contato frequente com a equipe para conferir o preparo dos alimentos e o seguimento do menu estabelecido. 

O que você precisa saber antes de abrir um restaurante coletivo

Oferecer refeições coletivas no ambiente de trabalho só têm vantagens, tanto para o colaborador quanto para o empregador. No entanto, não basta apenas querer contratar este serviço, é necessário avaliar se a sua empresa realmente apresenta todos os requisitos necessários para montar um restaurante corporativo.

Como montar um restaurante corporativo?

Como você já deve saber, a ANVISA dispõe de diversas regulamentações e normas sanitárias para cozinhas industriais, sejam estabelecimentos comerciais ou não. É por isso que é imprescindível ficar atento às duas principais resoluções da Vigilância Sanitária: a NR 24, que trata sobre Condições Sanitárias e Conforto nos Locais de Trabalho, e a RDC 216, que estabelece Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Nesses dois documentos, encontram-se indicações imprescindíveis que devem ser adotadas obrigatoriamente por empresas que desejam montar seus próprios refeitórios. Entre elas:

  • Ambientes arejados em boas condições de manutenção e limpeza;
  • Espaço amplo adequado para o fluxo de pessoas;
  • Pisos, revestimentos e superfícies de material lavável e impermeável.

A partir da adequação do ambiente a essas e outras exigências, a empresa contratante deve procurar o auxílio técnico de uma empresa especializada em projetos de restaurantes empresariais. Com a ajuda de profissionais do setor, a organização pode oferecer este benefício com ainda mais qualidade e segurança.

Quais são os custos de um refeitório coletivo?

Os custos com um refeitório coletivo estão relacionados basicamente à infraestrutura do restaurante e à manutenção desse tipo de espaço.

Inicialmente, é necessário elaborar um projeto de refeitório que se adeque ao ambiente disponibilizado pelo contratante e, então, construir o restaurante coletivo, equipá-lo com móveis e equipamentos necessários, além de agregar outros serviços, como decoração e paisagismo.

Com o restaurante coletivo pronto e a cozinha industrial instalada, todos os gastos passam a estar diretamente relacionados apenas com a manutenção técnica, além da higienização diária do espaço.

Quer reduzir os custos da sua empresa com cartões de alimentação e oferecer mais qualidade de vida para os funcionários? Conte com a Premium Essential Kitchen para realizar o projeto do seu refeitório coletivo!

Como treinar e liderar uma equipe de restaurante coletivo?

Oferecer refeições empresariais não é uma tarefa fácil, uma vez que envolve a gestão de inúmeros colaboradores do setor médico e gastronômico. É por esse motivo que recomendamos a contratação de uma equipe terceirizada para este serviço.

Uma empresa de refeições empresariais dispõe de tudo o que a sua organização precisa para colocar um restaurante coletivo em funcionamento em apenas algumas semanas. Dessa forma, não é necessário contratar diversos profissionais de cozinha ou sobrecarregar o RH da empresa com burocracias de outro setor.

A empresa terceirizada gerencia e lidera por conta própria todos os colaboradores responsáveis pelo funcionamento do restaurante, deixando o contratante responsável apenas pelo pagamento do serviço.

Como funciona o RH de uma refeição coletiva?

Para finalizar este artigo, não poderíamos deixar de explicar como funciona a gestão do benefício de refeição coletiva pelo setor de RH da empresa.

Vale lembrar que, nos casos em que uma instituição oferece o Vale Refeição, a equipe de RH deve fazer a compra dos vales e, então, direcionar um valor específico para os cartões de cada funcionário.

Com as refeições dentro do ambiente de trabalho, a gestão desse benefício acaba sendo facilitada. Tudo o que o RH da empresa precisa fazer é definir se os colaboradores podem ter direito à repetição das refeições ou não.

O mais interessante é que já é possível implantar novas tecnologias que permitem que o funcionário registre o recebimento de cada refeição oferecida, oferecendo também dados interessantes para a manutenção desse serviço.

Contratar um serviço terceirizado de refeições coletivas só tem vantagens! A Premium Essential Kitchen é a opção certa para você que deseja instalar um restaurante coletivo na sua empresa. Você merece ser premium, entre em contato e solicite um orçamento.

Premium Essential Kitchen – Refeições Coletivas

A Premium se orgulha de oferecer refeições coletivas da mais alta qualidade não apenas na sua alimentação, mas na garantia de qualidade dos serviços e atmosfera dos seus restaurantes.

Nascida no início dos anos 90, em sua trajetória de três décadas a Premium Essential Kitchen cresceu por oferecer ao cliente de Refeições Coletivas um atendimento ágil e personalizado, e liberdade de escolha no cardápio, preparado com produtos de qualidade e apresentação elaborada.     

Hoje, com sede administrativa na cidade de São Paulo e escritório regional em Campinas, a empresa serve 100mil refeições/dia a seus 140 clientes, nos estados de SP, MG, PR e GO.       

Você merece ser premium, entre em contato.

contato@somospremium.com.br

(11)   3195-4249

(11) 98960-6055

Sem comentários

Seu e-mail não será publicado.