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Ilustração com diversas figuras de pessoas em azul lado a lado e uma lupa destacando uma das figuras em vermelho com letras no topo da imagem dizendo "Clima Organizacional"

Pesquisa de Clima organizacional: Qual sua importância e como usá-la?

Tempo de leitura:  7 minutos 

A pesquisa de clima organizacional é uma poderosa ferramenta para que as empresas possam entender como o seu colaborador realmente se sente e como ambiente na empresa está impactando o seu desempenho no trabalho. 

Entretanto, para que os dados coletados sejam realmente efetivos, é importante que a pesquisa siga alguns processos que ensinaremos adiante, para que a equipe se sinta confortável nas respostas e com isso, os resultados sejam sinceros. 

Embora seja uma prática relativamente antiga, a pesquisa continua sendo extremamente útil para diferentes negócios, quando feita corretamente. A melhora do clima organizacional impacta na qualidade do produto ou serviço prestado ao consumidor final. 

Por isso, é de suma importância pesquisar e atuar constantemente em melhorias e garantir que os colaboradores estejam satisfeitos para que possam impactar positivamente não só seus clientes como também a sua marca perante o mercado.  

Para tal, iremos nos aprofundar um pouco mais sobre a pesquisa de clima organizacional e como implementar as melhores estratégias para obter resultados eficientes, confira tudo no decorrer desse artigo. 

O que é pesquisa de clima organizacional?

Realizar uma pesquisa de clima organizacional é fundamental para entender o sentimento e as necessidades dos seus funcionários. No entanto, a eficácia da pesquisa depende em grande parte das perguntas que você faz. Para garantir que você esteja fazendo as perguntas certas e obtendo insights valiosos, confira nosso guia sobre as perguntas mais eficazes para incluir em sua pesquisa de clima organizacional.

A pesquisa de clima organizacional consiste em formular um questionário detalhado que apresente questões que já tenham sido observadas e discutidas ou não pelos colaboradores, como itens que necessitam de melhorias, no intuito de avaliar a experiência e impactos negativos vivenciados por todos os colaboradores envolvidos na situação apresentada. 

Osana Morais é empresária, com mais de 21 anos de experiência em Gerenciamento de Projetos em RH – fundadora da empresa OQuality Humanização Empresarial – Gestão e Acessibilidade e aponta que, nos últimos anos tem sido válido utilizar as técnicas de UX de pesquisa de satisfação em conjunto com a pesquisa de clima organizacional. 

Osana relata que a pesquisa “é um recurso utilizado pela área de Recursos Humanos, após mapeamento do ambiente de trabalho e identificação de pontos negativos e positivos, para mensurar o índice de satisfação dos empregados a partir de suas percepções, o ideal é que os colaboradores não se identifiquem nessa etapa, para garantir privacidade e maior segurança ao expor os pontos que identificam como negativos”. 

Dessa forma, os gestores conseguem identificar pontos importantes para atuarem em melhorias que impactam desenvolvimento e o crescimento da equipe.  

Qual a relação entre pesquisa de clima organizacional e pesquisa de satisfação? 

A pesquisa de satisfação segundo Osana “por ser ampla e medir toda a jornada do cliente, entende que até o produto ou serviço chegar no cliente final, passou por muitas etapas e nessas etapas estão inseridos além de recursos, também as pessoas que tornaram aquele produto ou serviço possível. Ou seja, é necessário que toda a estrutura esteja em sinergia para que de fato tenhamos algo a entregar, medir e melhorar”. 

Portanto, é válido aplicar pesquisa de satisfação junto aos clientes, bem como, pesquisar o clima organizacional de forma anônima junto aos colaboradores. 

Tendo como foco atuar estrategicamente em melhorias mais ágeis para que as equipes tenham um ambiente mais favorável e estruturado, a empresa em contrapartida, terá menos retrabalho, a eliminação de problemas como rotatividade, prejuízos, qualidade envolvida em cada etapa de criação de produtos ou serviços e aumento no desempenho de todo o squad envolvido, até a etapa final que é cliente.  

Ações simples como a oferta de refeitório (Vale Refeição versus Refeitório) agradável e com opções variadas de refeições saborosas, podem impactar no clima organizacional e melhorar os resultados da equipe.  

Um estudo realizado pela Universidade de Oxford em 2019, constatou que trabalhadores felizes, são 13% mais produtivos. 

Além disso, segundo pesquisa realizada em 2021, conduzida pela Qualtrics e divulgada pela FGV que questionou mais de 23 mil consumidores de 23 países, os clientes são 3,5 vezes mais propensos a comprar de uma empresa após uma experiência positiva com a marca. Portanto, os benefícios de pesquisar a satisfação e promover um clima organizacional saudável e estruturado, melhora a experiência também do cliente. 

Como realizar a pesquisa de forma eficiente? 

Segundo Osana Morais “com a metodologia de pesquisa, podemos medir satisfação, engajamento, ambiente corporativo, benefícios, processos, metas…e dividir em duas fases: quantitativa ou qualitativa” para que se obtenha eficiência e efetividade nos resultados. 

Afinal, antes de começar a montar a pesquisa de clima organizacional em si, é necessário saber com objetividade aquilo que pretende descobrir como ponto de falha nos fluxos de trabalho. 

Toda pesquisa será eficiente, seja ela quantitativa ou qualitativa se houver clareza a respeito da abordagem e na sua aplicação ao público-alvo, podemos aplicar de forma segmentada por área departamental ou a todos os colaboradores. 

As empresas devem estar comprometidas em realizar a pesquisa visando “medir situações reais no seu dia a dia e que estejam alinhadas com a estratégia de negócio. Não adianta ver nos jornais uma pesquisa e querer aplicar ela exatamente igual na sua empresa porque isso não dará certo” 

Para realizar a pesquisa de forma eficiente é preciso entender o cenário e o fluxo de processos envolvidos: 

  1. Mapeamento e observação: alguma situação foi percebida e saber mais a respeito importa; 
  1. Ranqueamento: fazer uma classificação dos problemas identificados, por grau de relevância e impactos; 
  1. Investigação e Análise: fazer um questionário com perguntas que deem a profundidade   do problema; 
  1. Contexto: a cultura organizacional deve promover um ambiente propício para que as pesquisas representem um interesse genuíno por parte da organização, no intuito de mudar. E não como uma “fofoca organizada” para a prática de penalizações; 
  1. Escala de pontuação/percentual: a mediação será em pontos ou percentual? 
  1. Tratativa: prazo para início das análises das repostas e tratativas. Comunicar a todos da empresa esse fluxo é de extrema importância, para que todos vejam a pesquisa como algo sério e importante. Caso não vejam, as respostas serão sem envolvimento e os resultados não serão fidedignos. 
  1. Avaliação: problema e impacto identificado e corrigido, haverá um prazo para que as mudanças aconteçam. 
  1. Nova pesquisa: após o prazo estipulado nas etapas anteriores, uma nova pesquisa sobre a perspectiva de a tratativa dever ser aplicada. 

Após realizar essa estrutura de identificação é possível ter um panorama geral sobre os motivos que levam a necessidade de sua aplicação, resolução e a repetição após tratativas. 

Etapas da construção da pesquisa 

Aprofundando um pouco mais, é possível observar quais são os passos necessários para o desenvolvimento da pesquisa propriamente dita, são eles: 

  1. Estabeleça o objetivo 

Com um objetivo claro, é possível definir as perguntas com maior assertividade, evitando rodeios que dificultem a análise de dados coletados. 

  1. Recorte de público-alvo 

É importante definir se a pesquisa será feita com todos os seus colaboradores ou com alguma parte específica do público, dependendo de qual é o objetivo. 

  1. Canal mais adequado 

Defina qual é o canal mais adequado para enviar a pesquisa para seu colaborador responder. O canal pode ter impacto significativo na obtenção de um número significativo de respostas coerentes. 

  1. Estruture a pesquisa 

Com foco em seu objetivo, é possível definir as perguntas priorizando a objetividade das questões para que a análise seja facilitada e os dados obtidos sejam relevantes. 

  1. Analise os resultados  

Após cumprir o prazo e coletar todas as respostas, é hora de analisar os dados e atuar na implementação de melhorias a partir dos dados analisados. 

Imagem de uma mão segurando uma caneta preenchendo um formulário de pesquisa de opinião

Modelos de pesquisa para se inspirar 

Elencamos algumas opções de modelagem de perguntas que poderão ser incluídas em sua pesquisa, caso queira acompanhar a satisfação de sua equipe: 

  1. Pensando em sua experiência diária, como o ambiente organizacional influencia em sua produtividade? 

Resposta de 1 a 5 onde 1 é “não influencia” e 5 é “é decisivo”. 

  1. A gestão tem uma comunicação clara e eficiente com a equipe? 

Resposta de 1 a 5 onde 1 é “raramente” e 5 “sim”. 

  1. Gostaria de deixar algum comentário sobre como poderíamos melhorar sua experiência como membro em nossa empresa? 
  1. A estrutura da empresa é adequada para que desempenhe suas funções? 

Outro modelo possível, é fazer a pesquisa voltada para identificar se os benefícios que a empresa oferece realmente são percebidos como tal. Confira algumas perguntas para se inspirar: 

  1. O refeitório da empresa cumpre seu papel? Classifique de 1 a 5 (onde 1 é ruim e 5 é ótimo): 
  • Variedade de opções 
  • Qualidade dos alimentos 
  • Temperatura 
  • Ambiente do refeitório 
  • Condições de higiene do ambiente  
  1. Em relação aos demais benefícios que a empresa poderia oferecer, classifique de 1 a 5 quais trariam mais satisfação para sua rotina: 
  • Plano de saúde 
  • Plano odontológico  
  • Auxílio creche 
  • Participação nos lucros 

Fazer perguntas simples e diretas, contribui para que não haja dúvidas em relação às respostas e possam responder adequadamente. 

Acompanhe a satisfação de seus colaboradores periodicamente 

Para o crescimento de uma organização, é indispensável adotar como hábito a realização de pesquisas periodicamente e implementar as melhorias identificadas. 

O foco na experiência do cliente e de seus colaboradores, permite que a empresa se diferencie no seu segmento de atuação e tenha resultados expressivos na fidelização de seu público. 

Por isso, é importante manter todos os colaboradores satisfeitos e trabalhando motivados para que a experiência de ambos seja sempre ascendente. 

Aproveite que agora já sabe qual a importância e como implementar uma pesquisa de clima organizacional em seu negócio, para que possa usar essa ferramenta para aumento de qualidade na empresa. 

* Artigo foi revisado por Osana Morais. Osana é empresária, palestrante e acumula 21 anos de carreira em Gerenciamento de Projetos em RH – fundadora da empresa OQuality Humanização Empresarial – Gestão e Acessibilidade 

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