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A pesquisa de clima organizacional é uma poderosa ferramenta para que as empresas possam entender como o seu colaborador realmente se sente e como ambiente na empresa está impactando o seu desempenho no trabalho.
Entretanto, para que os dados coletados sejam realmente efetivos, é importante que a pesquisa siga alguns processos que ensinaremos adiante, para que a equipe se sinta confortável nas respostas e com isso, os resultados sejam sinceros.
Embora seja uma prática relativamente antiga, a pesquisa continua sendo extremamente útil para diferentes negócios, quando feita corretamente. A melhora do clima organizacional impacta na qualidade do produto ou serviço prestado ao consumidor final.
Por isso, é de suma importância pesquisar e atuar constantemente em melhorias e garantir que os colaboradores estejam satisfeitos para que possam impactar positivamente não só seus clientes como também a sua marca perante o mercado.
Para tal, iremos nos aprofundar um pouco mais sobre a pesquisa de clima organizacional e como implementar as melhores estratégias para obter resultados eficientes, confira tudo no decorrer desse artigo.
O que é pesquisa de clima organizacional?
Realizar uma pesquisa de clima organizacional é fundamental para entender o sentimento e as necessidades dos seus funcionários. No entanto, a eficácia da pesquisa depende em grande parte das perguntas que você faz. Para garantir que você esteja fazendo as perguntas certas e obtendo insights valiosos, confira nosso guia sobre as perguntas mais eficazes para incluir em sua pesquisa de clima organizacional.
A pesquisa de clima organizacional consiste em formular um questionário detalhado que apresente questões que já tenham sido observadas e discutidas ou não pelos colaboradores, como itens que necessitam de melhorias, no intuito de avaliar a experiência e impactos negativos vivenciados por todos os colaboradores envolvidos na situação apresentada.
Osana Morais é empresária, com mais de 21 anos de experiência em Gerenciamento de Projetos em RH – fundadora da empresa OQuality Humanização Empresarial – Gestão e Acessibilidade e aponta que, nos últimos anos tem sido válido utilizar as técnicas de UX de pesquisa de satisfação em conjunto com a pesquisa de clima organizacional.
Osana relata que a pesquisa “é um recurso utilizado pela área de Recursos Humanos, após mapeamento do ambiente de trabalho e identificação de pontos negativos e positivos, para mensurar o índice de satisfação dos empregados a partir de suas percepções, o ideal é que os colaboradores não se identifiquem nessa etapa, para garantir privacidade e maior segurança ao expor os pontos que identificam como negativos”.
Dessa forma, os gestores conseguem identificar pontos importantes para atuarem em melhorias que impactam desenvolvimento e o crescimento da equipe.
Qual a relação entre pesquisa de clima organizacional e pesquisa de satisfação?
A pesquisa de satisfação segundo Osana “por ser ampla e medir toda a jornada do cliente, entende que até o produto ou serviço chegar no cliente final, passou por muitas etapas e nessas etapas estão inseridos além de recursos, também as pessoas que tornaram aquele produto ou serviço possível. Ou seja, é necessário que toda a estrutura esteja em sinergia para que de fato tenhamos algo a entregar, medir e melhorar”.
Portanto, é válido aplicar pesquisa de satisfação junto aos clientes, bem como, pesquisar o clima organizacional de forma anônima junto aos colaboradores.
Tendo como foco atuar estrategicamente em melhorias mais ágeis para que as equipes tenham um ambiente mais favorável e estruturado, a empresa em contrapartida, terá menos retrabalho, a eliminação de problemas como rotatividade, prejuízos, qualidade envolvida em cada etapa de criação de produtos ou serviços e aumento no desempenho de todo o squad envolvido, até a etapa final que é cliente.
Ações simples como a oferta de refeitório (Vale Refeição versus Refeitório) agradável e com opções variadas de refeições saborosas, podem impactar no clima organizacional e melhorar os resultados da equipe.
Um estudo realizado pela Universidade de Oxford em 2019, constatou que trabalhadores felizes, são 13% mais produtivos.
Além disso, segundo pesquisa realizada em 2021, conduzida pela Qualtrics e divulgada pela FGV que questionou mais de 23 mil consumidores de 23 países, os clientes são 3,5 vezes mais propensos a comprar de uma empresa após uma experiência positiva com a marca. Portanto, os benefícios de pesquisar a satisfação e promover um clima organizacional saudável e estruturado, melhora a experiência também do cliente.
Como realizar a pesquisa de forma eficiente?
Segundo Osana Morais “com a metodologia de pesquisa, podemos medir satisfação, engajamento, ambiente corporativo, benefícios, processos, metas…e dividir em duas fases: quantitativa ou qualitativa” para que se obtenha eficiência e efetividade nos resultados.
Afinal, antes de começar a montar a pesquisa de clima organizacional em si, é necessário saber com objetividade aquilo que pretende descobrir como ponto de falha nos fluxos de trabalho.
Toda pesquisa será eficiente, seja ela quantitativa ou qualitativa se houver clareza a respeito da abordagem e na sua aplicação ao público-alvo, podemos aplicar de forma segmentada por área departamental ou a todos os colaboradores.
As empresas devem estar comprometidas em realizar a pesquisa visando “medir situações reais no seu dia a dia e que estejam alinhadas com a estratégia de negócio. Não adianta ver nos jornais uma pesquisa e querer aplicar ela exatamente igual na sua empresa porque isso não dará certo”
Para realizar a pesquisa de forma eficiente é preciso entender o cenário e o fluxo de processos envolvidos:
Após realizar essa estrutura de identificação é possível ter um panorama geral sobre os motivos que levam a necessidade de sua aplicação, resolução e a repetição após tratativas.
Etapas da construção da pesquisa
Aprofundando um pouco mais, é possível observar quais são os passos necessários para o desenvolvimento da pesquisa propriamente dita, são eles:
Com um objetivo claro, é possível definir as perguntas com maior assertividade, evitando rodeios que dificultem a análise de dados coletados.
É importante definir se a pesquisa será feita com todos os seus colaboradores ou com alguma parte específica do público, dependendo de qual é o objetivo.
Defina qual é o canal mais adequado para enviar a pesquisa para seu colaborador responder. O canal pode ter impacto significativo na obtenção de um número significativo de respostas coerentes.
Com foco em seu objetivo, é possível definir as perguntas priorizando a objetividade das questões para que a análise seja facilitada e os dados obtidos sejam relevantes.
Após cumprir o prazo e coletar todas as respostas, é hora de analisar os dados e atuar na implementação de melhorias a partir dos dados analisados.
Modelos de pesquisa para se inspirar
Elencamos algumas opções de modelagem de perguntas que poderão ser incluídas em sua pesquisa, caso queira acompanhar a satisfação de sua equipe:
Resposta de 1 a 5 onde 1 é “não influencia” e 5 é “é decisivo”.
Resposta de 1 a 5 onde 1 é “raramente” e 5 “sim”.
Outro modelo possível, é fazer a pesquisa voltada para identificar se os benefícios que a empresa oferece realmente são percebidos como tal. Confira algumas perguntas para se inspirar:
Fazer perguntas simples e diretas, contribui para que não haja dúvidas em relação às respostas e possam responder adequadamente.
Acompanhe a satisfação de seus colaboradores periodicamente
Para o crescimento de uma organização, é indispensável adotar como hábito a realização de pesquisas periodicamente e implementar as melhorias identificadas.
O foco na experiência do cliente e de seus colaboradores, permite que a empresa se diferencie no seu segmento de atuação e tenha resultados expressivos na fidelização de seu público.
Por isso, é importante manter todos os colaboradores satisfeitos e trabalhando motivados para que a experiência de ambos seja sempre ascendente.
Aproveite que agora já sabe qual a importância e como implementar uma pesquisa de clima organizacional em seu negócio, para que possa usar essa ferramenta para aumento de qualidade na empresa.
* Artigo foi revisado por Osana Morais. Osana é empresária, palestrante e acumula 21 anos de carreira em Gerenciamento de Projetos em RH – fundadora da empresa OQuality Humanização Empresarial – Gestão e Acessibilidade
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