Skip to main content
Mesa de alimentos de origem sírio libanesa em um buffet de um restaurante industrial

Restaurante industrial: o que é, tipos e como funciona

Recorrer ao restaurante industrial tem sido uma opção amplamente utilizada por empresas de diferentes setores. Uma vez que, os gestores percebem impactos positivos na produtividade da equipe e na redução de custos com a alimentação dos colaboradores.

Diante disso, nós trouxemos mais informações sobre o que é um restaurante industrial, quais são os tipos e como funciona na prática.

Justamente com o intuito de auxiliar na tomada de decisão, contribuindo positivamente para que seu negócio tenha uma equipe saudável, com acesso a boa alimentação fornecida pela empresa.

O que é restaurante industrial?

O restaurante industrial consiste em uma estrutura de cozinha capaz de preparar refeições em grandes volumes.

Com forno, fogão e outros equipamentos voltados para a alimentação coletiva de qualidade, trata-se de um ambiente preparado para atender muitas pessoas com a eficiência esperada.

Geralmente, os equipamentos utilizados na cozinha industrial são maiores, com qualidade profissional para que se tenha precisão de temperatura e seja possível produzir refeições saborosas e de alta qualidade.

Existem muitas formas de ter refeições industriais de qualidade disponíveis para uma equipe com número expressivo de colaboradores. Em todos os cenários, o principal cuidado que se deve adotar é prezar pela qualidade dos alimentos oferecidos.

Seja do ponto de vista nutricional ou do ponto de vista do preparo seguindo padrões rigorosos de higiene, as refeições fornecidas para a equipe precisam ser excelentes.

Como é feita uma refeição industrial?

A refeição industrial é feita por profissionais especializados na área. Geralmente tudo começa com o cardápio que é assinado por um nutricionista para que seja balanceado e atenda as preferências do contratante.

Além disso, a empresa contará com profissionais da gastronomia lidando com o fluxo de trabalho na cozinha, para que seja um funcionamento fluido e eficaz. Muitos profissionais atuam ao mesmo tempo para que todas as receitas sejam preparadas com eficiência, garantindo a qualidade do serviço.

É necessário ter também a atuação de um especialista em administração de restaurante, para que todos os ingredientes necessários estejam sempre disponíveis para a confecção dos pratos.

Além da equipe, é preciso ter fornos, coifas, balcões e outros equipamentos que comportem o preparo de refeições em grandes quantidades.

Portanto, é um trabalho bastante minucioso e que demanda uma série de cuidados para que se possa alcançar um bom resultado no preparo das refeições.

Quais os tipos de refeição industrial?

Quando se fala em tipos de alimentação industrial, é preciso ter em mente que existem diferentes modalidades de serviço, como:

  • Refeições prontas que são servidas em linha de buffet;
  • Marmitas;
  • Lanches para turnos especiais;
  • Administrar o próprio restaurante interno para o preparo das refeições;
  • Desenvolver um restaurante e terceirizar o preparo do alimento.

Cada empresa terá a solução ideal de acordo com seu porte e necessidades. Justamente para que possa encontrar uma solução que atenda a equipe com a eficiência almejada.

É preciso considerar preferências dos colaboradores, custos e qualidade da alimentação para que se possa alcançar um resultado satisfatório.

Quais locais podem preparar refeição industrial?

O preparo de refeição industrial precisa ser feito por profissionais preparados para tal. Caso contrário, a empresa estará incorrendo no risco de prejudicar seus colaboradores e sofrer sanções. Entenda quais locais podem se responsabilizar pelo preparo adequado a seguir.

Restaurante industrial próprio da empresa

O restaurante industrial próprio da empresa requer que os responsáveis contratem colaboradores especializados no preparo de refeições, com o intuito de que eles atuem no restaurante, promovendo a compra dos ingredientes, preparo da refeição e outras funções.

É necessário ter um gestor responsável pelo projeto. Além disso, é importante ter um investimento inicial no projeto do espaço, que precisa seguir as normas sanitárias vigentes.

Portanto, é algo que requer atenção, com o intuito de desenvolver o melhor projeto possível, para que se tenha um bom retorno sobre o investimento.

Geralmente, o restaurante industrial próprio é um projeto que perde a viabilidade com o passar do tempo, por causa do crescimento da empresa. Uma vez que, a equipe cada vez maior acaba impactando nos custos de manter o restaurante próprio.

O que costuma impulsionar os gestores a terceirizar a cozinha, com o intuito de manter a qualidade e reduzir custos.

Empresa terceirizada de cozinha industrial

Contratar uma empresa terceirizada se mostra uma ótima opção, para que a sua equipe não perca o foco no core business de seu negócio.

Uma vez que, a empresa terceirizada é capaz de entregar refeições preparadas com alta qualidade e de acordo com cardápio previamente aprovado.

Fábricas de alimentos

Algumas indústrias de alimentos produzem refeições pré-preparadas para venda em larga escala. O que faz com que seja possível ter um bom custo-benefício. Todavia, é preciso ter atenção ao fato de que alguns profissionais precisam de alimentações específicas, por causa de restrições alimentares.

Nesses casos, é importante ter o cuidado de contar com uma fábrica que produza refeições adequadas para todos os colaboradores. Justamente para que a inclusão seja perceptível nas refeições oferecidas para seus colaboradores.

Serviços de alimentação coletiva

Empresas que fornecem refeições em grandes quantidades são capazes de atender instituições privadas, escolas, hospitais e afins.

São empresas especializadas que em muitos casos oferecem refeições personalizadas para a demanda de cada instituição.

Empresas de catering industrial

Especializadas em fornecer grandes quantidades de refeições, são empresas que costumam atender eventos, instituições e demandas pontuais ou contratos mais longos.

Por que contratar uma empresa especializada em refeição industrial?

Segundo a Lótus Consultoria, especialista em consultoria e assessoria para serviços de alimentação e nutrição, contratar uma empresa especializada em refeições industriais é vantajoso de diferentes formas para o contratante. Como é o caso de alguns pontos de reflexão:

Controle da qualidade e segurança

Uma equipe especializada está completamente preparada para lidar com a dinâmica de produzir refeições em proporção industrial.

O que facilita a dinâmica de gestão do trabalho, garantindo a entrega com pontualidade, seguindo todos os protocolos de segurança necessários para que a refeição seja consumida com qualidade.

Economia de custos

Gerir um restaurante industrial próprio tende a ser mais caro que a contratação de uma empresa especializada. Uma vez que, o restaurante próprio exige ter uma equipe especializada e desfoca os gestores do core business do negócio.

É comum ter desperdício significativo de alimentos no início da operação, por ser uma adaptação do novo modelo de alimentação na empresa. Bem como, é comum ter alta rotatividade dos profissionais do restaurante, gerando transtornos para os profissionais que são responsáveis por fazer a gestão da equipe.

Além de economizar em custos por refeição devido à expertise na área, uma empresa especializada evita transtornos para o contratante, que é protegido pelo contrato vigente.

Dependendo do modelo tributário da empresa, a oferta de refeições para a equipe também pode gerar desconto de até 4% no Imposto de Renda. Portanto, é um fator a ser considerado na análise de viabilidade financeira.

Maior integração dos colaboradores

Quando os colaboradores fazem as refeições juntos dentro das dependências da empresa, é natural que seja um momento de descontração agradável entre colegas.

O que reforça a cultura organizacional, aprofunda laços e promove um ambiente no qual todos se sentem valorizados e respeitados.

Aumento da produtividade

Os profissionais que estão bem alimentados conseguem ter um ganho de produtividade significativo. Afinal, a nutrição de qualidade tem influência direta no bem-estar físico e emocional.

Além disso, o profissional não precisa lidar com a preocupação diária de buscar um estabelecimento onde almoçar ou efetuar o pedido de uma marmita que muitas vezes é entregue com atrasos, atrapalhando o horário do almoço.

Portanto, uma equipe que pode consumir a comida proveniente do restaurante industrial naturalmente terá maior produtividade.

Escalabilidade

É possível escalar o contrato conforme a demanda da empresa contratante aumenta, expandindo a parceria para atender a mais profissionais que foram integrados à equipe.

A facilidade de garantir a expansão no número de refeições disponibilizadas é um aspecto muito importante da contratação de um time especializado. Uma vez que, sua equipe poderá mudar de número sem que isso ocasione algum tipo de transtorno.

Quando a escalabilidade é fácil, a tendência é que a parceria seja duradoura no longo prazo, trazendo bons resultados para as duas partes envolvidas.

Possibilidade de diversificação das refeições

Além de oferecer refeições principais com cardápios assinados por nutricionistas e aprovados pelo contratante, a empresa poderá oferecer diversidade de refeições.

É possível disponibilizar lanches para turnos especiais previamente contratados, snacks saudáveis para a equipe e uma série de outras soluções em alimentação saudável.

De modo que, todas as necessidades da equipe sejam atendidas pela empresa especializada em alimentação industrial.

Conheça o serviço de refeição industrial da Premium Essential Kitchen

Especialista em refeições coletivas, a Premium Essential Kitchen desenvolve layouts personalizados para restaurantes, atendendo as necessidades de cada negócio.

Nosso time atua em diferentes formatos para oferecer a melhor refeição para seus colaboradores. Desde o serviço de buffet com cardápio previamente selecionado, até a linha mais gourmet com refeições que contam com cortes nobres.

Também disponibilizamos refeições para aqueles colaboradores que possuem alguma restrição alimentar, com o intuito de promover a inclusão através da alimentação saborosa e adequada para cada demanda. Aproveite para solicitar o seu orçamento, entrando em contato conosco.


O conteúdo deste artigo foi revisado e validado pela Lótus Consultoria de Alimentos (@lotusconsultoriadealimentos). Fundada em 2023, a Lótus Consultoria tem como missão disseminar conhecimento e promover boas práticas de segurança alimentar para variados estabelecimentos do ramo alimentício e da saúde. Com vasta experiência nas áreas de Gastronomia, Nutrição e Veterinária, suas sócias fundadoras oferecem serviços personalizados e atualizados, alinhados às necessidades de cada cliente.


Conclusão

Estruturar um restaurante industrial pode ser muito vantajoso para sua empresa. Aproveite as informações para que possa planejar seu restaurante e ter qualidade em cada detalhe.

Afinal, a sua equipe merece ter as refeições mais saborosas e saudáveis sempre disponíveis para o consumo diário.

Sobre a Premium

Fundada no início dos anos 90, a Premium Essential Kitchen se destaca por oferecer muito mais do que simples refeições coletivas para seus clientes. Com um serviço diferenciado, a empresa prima pela qualidade da matéria-prima utilizada, o que garante experiência gastronômica marcante.

Em sua trajetória de três décadas, a Premium Essential Kitchen cresceu por oferecer ao cliente de Refeições Coletivas um atendimento ágil e personalizado, e liberdade de escolha no cardápio, preparado com produtos de qualidade e apresentação elaborada. 

Hoje, a empresa Premium pode ser uma grande parceira em iniciativas de ESG (Environmental, Social and Governance). Isso porque ela se preocupa com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, além de proporcionar um atendimento personalizado aos clientes.

Você merece ser Premium, entre em contato.

Faça um orçamento para ver como podemos ajudar.

contato@somospremium.com.br

(11)   3195-4249

(11) 98960-6055.

Somos Premium

Sem comentários

Seu e-mail não será publicado.