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Foto por trás de uma mulher limpando um fogão com uso de luvas de borracha e um esquicho

EPIs para cozinha de restaurante corporativo: quais são?

A utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual) para cozinha de restaurante corporativo é essencial para respeitar as normativas, visando manter um ambiente de trabalho seguro e adequado ao que exige o Ministério do Trabalho.

Contudo, é indispensável compreender quais são os EPIs que cada profissional precisa utilizar de fato, com o intuito de garantir a execução das refeições com segurança, qualidade e praticidade.

Para te auxiliar a compreender mais detalhes, nós trouxemos informações detalhadas sobre os equipamentos de proteção individual (EPIs), com o intuito de te auxiliar a compreender a dinâmica que sua equipe precisa adotar no preparo das refeições.

Quais EPIs para cozinha de restaurante corporativo?

O cotidiano de preparo de alimentos em restaurantes corporativos requer o uso de múltiplos EPIs, por ser um ambiente com diversos riscos como a possibilidade de sofrer uma queimadura durante o preparo da refeição.

A NR 6, que trata dos EPIs, estabelece que o fornecimento e o uso desses equipamentos devem ser obrigatórios sempre que houver risco à integridade física ou à saúde do trabalhador. Confira quais são os equipamentos mais utilizados:

Avental

O avental é fundamental para que o profissional não tenha contato de respingos em seu uniforme e pele, evitando que eventuais respingos possam causar danos como queimaduras. Além disso, o avental protege a roupa, mantendo a boa aparência. 

O uso de aventais impermeáveis é especialmente indicado em atividades de fritura e manipulação de alimentos com alta temperatura, para evitar acidentes.

Touca

A touca é essencial para que evite a queda de cabelos nos alimentos que estão sendo preparados. Por isso, todos os profissionais que circulam na cozinha do restaurante corporativo precisam utilizar touca.

Além disso, a NR 24, que trata das condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, recomenda o uso de toucas para evitar risco de fios presos em equipamentos e queimaduras nos cabelos dos profissionais.

Luvas

Dentre os principais tipos de luvas utilizadas em um restaurante corporativo estão as:

  • luvas de malha de aço: são utilizadas para atividades de corte com o intuito de evitar lesões nas mãos, que são as partes do corpo mais expostas a cortes;
  • luvas térmicas: são utilizadas para proteger as mãos contra temperaturas muito altas e também para manusear produtos congelados;
  • luvas de látex: utilizadas para limpeza pesada e para proteção contra produtos corrosivos; e
  • luvas de vinil: usadas no contato direto com os alimentos, tanto na sua seleção quanto no seu preparo. Estas devem ser descartadas para evitar qualquer tipo de contaminação.

O uso de luvas sempre precisa ser avaliado pela equipe responsável pelo restaurante, para evitar que possam ser fontes maiores de contaminação microbiana para os alimentos através de seus manipuladores.

Sapatos de segurança

O uso de sapatos antiderrapantes é obrigatório para prevenir quedas que infelizmente são comuns em pisos escorregadios devido aos resíduos de óleo, água e outros líquidos. 

Também é exigido fazer uso de calçados fechados, que protegem os pés contra objetos cortantes e quentes.

Óculos de segurança

Os óculos são utilizados para proteger os olhos de riscos como respingos de óleo quente, vapores e substâncias irritantes. 

É muito comum que profissionais responsáveis por frituras façam o uso de óculos de proteção.

Máscaras

São essenciais para evitar a inalação de vapores, fumaça e substâncias tóxicas durante o processo de cocção, além de proteger os trabalhadores contra respingos de líquidos quentes.

Protetores auriculares

Em cozinhas que utilizam máquinas como processadores de alimentos e outros equipamentos que geram níveis elevados de ruído, os protetores auriculares são indicados para preservar a audição dos trabalhadores.

Mangas ou mangotes

São equipamentos usados para proteger os antebraços dos integrantes da equipe. É importante a conscientização desse tipo de dispositivo, considerando que, por meio dele, é possível evitar a ocorrência de queimaduras ao cumprir com as tarefas na cozinha corporativa.

Como garantir a higienização e conservação dos EPIs?

É fundamental garantir a higienização e a conservação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para que eles cumpram sua função de proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores, além de garantir a durabilidade e o bom funcionamento dos itens.

De acordo com a NR 6, que trata dos EPIs, a empresa é responsável por fornecer os equipamentos e garantir que eles estejam em boas condições de uso. No entanto, a NR 6 também destaca que os trabalhadores devem ser treinados sobre o uso correto e a manutenção desses equipamentos.

Para obter bons resultados é preciso orientar a higienização regular dos EPIs, fazendo a lavagem correta de acordo com cada tipo de EPI, além disso, é necessário armazenar corretamente o item.

É preciso armazenar os EPIs em local arejado e livre de umidade, respeitando a NR 24 que orienta o armazenamento de forma a não serem contaminados ou danificados por substâncias, garantindo assim sua eficácia.

Qual a importância do uso correto dos EPIs em restaurante corporativo?

O uso correto dos EPIs em restaurantes corporativos é essencial para garantir a segurança dos trabalhadores, evitando acidentes e lesões durante o preparo e manuseio de alimentos.

Em um ambiente de cozinha existe alto risco de queimaduras, cortes e exposição a substâncias químicas e os EPIs atuam como uma barreira de proteção, garantindo que o trabalhador esteja seguro enquanto realiza suas atividades.

Além disso, o uso adequado dos EPIs é uma obrigação legal, conforme estabelecido pela NR 6, e contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para todos. 

Portanto, garantir que os trabalhadores usem corretamente seus EPIs não é apenas uma questão de segurança, mas também de responsabilidade legal da empresa que poderá ser multada em caso de fiscalizações que identifiquem equívocos na conduta da empresa.

Quais os riscos para a saúde dos colaboradores que não utilizam os EPIs corretamente?

O uso incorreto ou a opção de não usar os EPIs expõe os colaboradores a riscos graves, incluindo lesões físicas, doenças crônicas e até mesmo morte por acidente de trabalho. 

É essencial priorizar a segurança e saúde no ambiente de trabalho. Conheça mais detalhes sobre os riscos de uma cozinha corporativa:

Acidentes de trabalho

Os acidentes de trabalho na cozinha podem ser causados pelo não uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e exposição aos fatores de risco. Alguns acidentes que podem ocorrer são:

  • Queimaduras por óleo quente ou superfícies quentes;
  • Cortes por facas, vidros ou outros objetos afiados;
  • Escorregões e quedas por superfícies escorregadias;
  • Choques elétricos por equipamentos defeituosos;
  • Lesões musculares por levantamento de objetos pesados.

Por isso, é preciso evitar que os profissionais estejam expostos aos riscos, garantindo que façam uso dos equipamentos de proteção individual.

Doenças ocupacionais

Doenças ocupacionais são condições de saúde adversas que se desenvolvem como resultado direto ou indireto do trabalho. As mais comuns são:

  • Lesões por esforço repetitivo (LER);
  • Doenças musculoesqueléticas (DME);
  • Problemas de visão e audição;
  • Doenças respiratórias (asma, silicose);
  • Doenças de pele (dermatite, eczema);
  • Estresse e transtornos mentais;
  • Doenças infecciosas (tuberculose, hepatite);
  • Doenças cancerígenas (câncer de pulmão, leucemia).
  • As causas de doenças ocupacionais mais comuns são:
  • Exposição a substâncias químicas;
  • Ruído excessivo;
  • Vibrações;
  • Radiação;
  • Posturas inadequadas;
  • Esforço físico excessivo;
  • Estresse e pressão no trabalho;
  • Falta de treinamento e equipamentos adequados.

A prevenção de doenças ocupacionais requer a avaliação de riscos no trabalho e treinamento para que a equipe possa fazer uso dos equipamentos de proteção individual e implementar as medidas de segurança adequadas para a rotina em seu ambiente laboral. 

A revisão e adequação contínua das práticas adotadas é fundamental para que se possa evitar doenças ocupacionais.

Contaminação

Os casos de contaminação cruzada em cozinhas não são raros, eles ocorrem por meio da transferência de bactérias, vírus e outros microorganismos de mãos, roupas e objetos para alimentos.

Também é possível ocorrer a contaminação direta pela exposição de alimentos a substâncias químicas, biológicas ou físicas perigosas. As contaminações são extremamente perigosas, podendo causar intoxicação alimentar e problemas de saúde a longo prazo. Em casos graves a contaminação poderá ser fatal.

O treinamento sobre higiene e segurança alimentar, uso correto de EPIs e monitoramento para a manutenção de ambientes limpos e higiênicos é de grande relevância para a prevenção.

Dessa forma, é possível prevenir a transmissão de doenças por meio dos alimentos e proteger a saúde pública.

Doenças crônicas

As doenças crônicas na cozinha podem ser causadas pelo não uso de equipamento de proteção individual (EPI) e exposição a fatores de risco. Algumas das doenças crônicas que podem afetar os trabalhadores de cozinha são:

  • Doenças respiratórias: asma, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) – causadas pela inalação de fumos, vapores e partículas;
  • Doenças musculoesqueléticas: tendinite, bursite, dor lombar – causadas por esforço físico excessivo, posturas inadequadas e falta de equipamentos ergonômicos;
  • Doenças de pele: dermatite, eczema, queimaduras – causadas por contato com substâncias químicas, água quente ou óleo;
  • Doenças auditivas: perda auditiva, zumbido – causadas pela exposição a ruídos excessivos;
  • Doenças oculares: conjuntivite, catarata – causadas pela exposição a substâncias químicas, fumos ou radiação;
  • Doenças gastrointestinais: úlceras, gastrite – causadas pelo estresse, falta de higiene e exposição a alimentos contaminados;
  • Doenças psicológicas: estresse, ansiedade, depressão – causadas pelo ambiente de trabalho estressante e falta de apoio.

Para prevenir essas doenças crônicas, é fundamental usar corretamente os EPIs e implementar treinamentos para a adoção de práticas saudáveis no trabalho.

Como promover o uso adequado dos EPIs no restaurante corporativo?

Promover o uso adequado dos EPIs em um restaurante corporativo envolve várias ações estratégicas que garantem tanto a segurança quanto a conformidade com as normas. 

Primeiramente, o treinamento e conscientização são essenciais para que os colaboradores entendam não apenas como usar os EPIs, mas também a importância de cada um deles para a proteção pessoal e coletiva. Além disso, é necessário atenção para alguns pontos:

Treinamento e conscientização

O treinamento e conscientização são essenciais para que os colaboradores entendam não apenas como usar os EPIs, mas também a importância de cada um deles para a proteção pessoal e coletiva.

Dessa forma, todos adquirem um senso de responsabilidade e cada colega de trabalho tende a cobrar o outro que não está seguindo o padrão. Uma vez que, todos compreendem que é uma questão importante não só do ponto de vista da segurança individual, como também da segurança da equipe.

Disponibilidade e acesso

É fundamental que os EPIs estejam sempre disponíveis e acessíveis para todos os funcionários, garantindo que não haja desculpas para que os profissionais não os utilizem. 

Para tal é interessante estabelecer protocolos, com o intuito de que os profissionais armazenem corretamente os equipamentos para que estejam limpos e prontos para uso.

Cultura de segurança e incentivo

É fundamental cultivar uma cultura de segurança e incentivo ao uso de EPIs no cotidiano de trabalho. Isso significa reforçar continuamente a importância do uso dos equipamentos de proteção através de campanhas, feedback positivo e até mesmo premiando boas práticas.

Monitoramento e fiscalização

O monitoramento e fiscalização das práticas de segurança são essenciais para garantir que os processos estejam sendo seguidos corretamente, e para corrigir comportamentos inadequados antes que se tornem problemas maiores.

A adoção dessas medidas de maneira integrada torna o cotidiano de trabalho mais seguro e saudável. Afinal, todos sabem exatamente o que fazer e têm as ferramentas necessárias para proteger sua saúde e segurança.

Conclusão

É extremamente importante ter uma equipe experiente, qualificada e preparada para preparar as refeições coletivas em sua empresa. Justamente com o intuito de que o restaurante corporativo funcione plenamente e entregue pratos saborosos para seus colaboradores.

Aproveite que a Premium Essential Kitchen tem equipe qualificada e eficiente, com experiência em entregar refeições coletivas saborosas respeitando todos os protocolos orientados pela Anvisa e órgãos regulamentadores do país.


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Sobre a Premium

Desde o início dos anos 90, a Premium Essential Kitchen oferece muito mais do que refeições coletivas. Com foco na qualidade e no atendimento personalizado, garantimos experiências gastronômicas únicas para todos os nossos clientes.

Nos anos de 2023 e 2024, a Premium foi finalista do Ranking Negócios em Expansão da Revista Exame, com destaque especial pelo crescimento notável, alcançando o 2º lugar em 2024. Nosso compromisso com a qualidade é evidente em todos os nossos serviços.

A Premium Essential Kitchen possui a certificação NBR ISO 9001:2015, atestada pela Det Norske Veritas Certificadora Ltda – DNV. Este selo de qualidade reforça nossa dedicação em manter os mais altos padrões em nossos processos.

Estamos também comprometidos com iniciativas de ESG (Environmental, Social and Governance), garantindo não apenas excelência no serviço, mas também responsabilidade social e ambiental.

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