Skip to main content
foto aérea de um condomínio de empresas, A foto mostra diversos blocos de prédios construídos entorno de uma grande área , formando um quadrado com um espaço no centro, a imagem se refere à capa do artigo sobre restaurantes corporativos

Restaurante em condomínios empresariais: Como funciona?

Montar um restaurante em condomínios empresariais é uma excelente solução para melhorar a qualidade de vida de todos que trabalham naquele empreendimento.

Uma vez que, os profissionais passam a ter acesso a comida de qualidade, com disponibilidade em horários que atendem a demanda dos profissionais e tornam o acesso às refeições muito mais prático.

Por isso, é interessante que os gestores compreendam como funciona um restaurante em condomínios empresariais, com o intuito de identificar se é relevante viabilizar condições para a instalação de um.

Pode ter restaurante em condomínios empresariais?

Sim, desde que todos os condôminos concordem e a decisão esteja devidamente registrada no regimento do condomínio.

Para tal é necessário que o síndico solicite uma assembleia e coloque o assunto em pauta, visando que a maioria defina quais serão as regras para o condomínio.

Como funciona um restaurante em condomínio empresarial?

Um restaurante em condomínio empresarial funciona como uma estrutura planejada para atender as necessidades alimentares dos colaboradores das empresas instaladas no local, podendo ser gerido de forma própria pela empresa ou terceirizada por uma empresa especializada.

O restaurante corporativo é parte dessa infraestrutura e pode ser um diferencial para o bem-estar e produtividade dos colaboradores, oferecendo refeições saudáveis e práticas dentro do próprio local de trabalho.

Quais os tipos de restaurantes mais adequados para condomínios empresariais?

Existem diferentes tipos de restaurantes que podem ser instalados em condomínios empresariais, como os de comida rápida, comida saudável, cafeterias e outros modelos, compreenda mais detalhes:

  • Restaurantes de comida rápida: com cardápio enxuto, é um modelo que prioriza rapidez no atendimento, pode ser no formato self-service, balcão ou delivery interno.
  • Restaurantes de comida saudável: voltado para a alimentação saudável no trabalho, equilibrada, nutritiva e feita com ingredientes naturais, costuma oferecer opções vegetarianas, veganas, sem glúten ou lactose, saladas, wraps, smoothies e pratos orgânicos;
  • Restaurantes de comida regional: oferece pratos típicos da culinária local e costuma proporcionar uma experiência mais personalizada e saborosa;
  • Cafeterias: com cafés, sucos e chás, é um ambiente mais informal e confortável que pode ser usado para reuniões mais leves e para lanches.

Quais os requisitos para abrir um restaurante em um condomínio empresarial?

Para abrir um restaurante em um condomínio empresarial, é necessário cumprir uma série de requisitos que envolvem contrato de locação, licenças e alvarás, além de respeitar normas técnicas como as da ABNT. Compreenda mais detalhes:

1.    Contrato de locação

É necessário haver um contrato de locação formal entre o empreendedor e o condomínio ou proprietário do imóvel, com prazo determinado, geralmente mínimo de 5 anos, para garantir estabilidade no ponto comercial.

O contrato deve respeitar a convenção condominial, para que possa utilizar o espaço visando oferecer refeições aos colaboradores que circulam diariamente no local.

2.    Licenças e alvarás

Assim como restaurantes de rua, o local precisará de alvará de funcionamento, atestando a conformidade com normas de uso do imóvel, zoneamento e segurança. Além disso, é preciso ter licença sanitária emitida pela Vigilância Sanitária para o funcionamento legalizado.

O restaurante precisará ter Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para funcionar, além de CNPJ e equipe técnica responsável pelo funcionamento eficaz do estabelecimento. Afinal, é respeitar os procedimentos operacionais padronizados (POPs) e ter programa de prevenção a riscos ambientais (PPRA) para atuar de forma regularizada.

3.    Normas da ABNT

Para o funcionamento é preciso seguir a NBR 14518:2019, que estabelece requisitos para sistemas de ventilação em cozinhas profissionais, garantindo controle ambiental e segurança contra incêndios, por exemplo.

Além de aplicar as normas que tratam da manutenção predial, segurança estrutural e adoção de equipamentos que promovem o ambiente seguro para os colaboradores do restaurante e usuários do serviço.

4.    Aplicar as NRs vigentes

Um restaurante precisa ter um programa de gerenciamento de riscos (PGR) e disponibilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) para os colaboradores atuarem no dia a dia.

Também é fundamental que a equipe seja bem treinada para que possa saber como lidar com situações de emergência como um incêndio iniciado na cozinha, por exemplo. Uma vez que, tais cuidados são relevantes para a segurança de todos que frequentam o condomínio.

Saiba o que é a NR 24 e entenda mais detalhes sobre condições sanitárias e de conforto em locais de trabalho.

Quais as vantagens de abrir um restaurante em um condomínio empresarial?

Abrir um restaurante em um condomínio empresarial proporciona benefícios que vão muito além de melhorar o bem-estar dos colaboradores que acessam o estabelecimento, como é o caso de:

1.    Praticidade para os colaboradores

Não precisar se deslocar procurando um restaurante, não se preocupar em fazer marmita para levar para o trabalho e o acesso rápido ao local onde poderá fazer a refeição torna o cotidiano mais prático. O que poupa o colaborador de ter uma rotina complexa e desgastante.

2.    Melhora do clima organizacional

O restaurante em condomínio empresarial é relevante por proporcionar um espaço de convivência, promovendo integração social e fortalecendo o relacionamento entre pessoas de diferentes departamentos. Portanto, atua como um aliado da melhora do clima organizacional.

3.    Retenção de talentos

Empresas com um sistema de benefícios eficiente conseguem se destacar, contribuindo para que os colaboradores tenham satisfação e valorizem o cargo que ocupam. Portanto, é possível reduzir a rotatividade nos cargos.

4.    Aumento da produtividade

Contando com um restaurante no condomínio, os colaboradores reduzem a necessidade de circular na região buscando um local para comer. Isso é importante para que possam evitar desgaste físico no deslocamento até o local onde poderão fazer suas refeições.

Quais os desafios de ter um restaurante em um condomínio empresarial?

Apesar de ser extremamente benéfico, ter um restaurante em um condomínio empresarial também reserva seus desafios diferenciados, como é o caso da necessidade de se adequar às regras do condomínio, compreenda alguns pontos relevantes:

1.    Limitações e regras do condomínio

É preciso que o restaurante respeite as normas internas do condomínio, como horários de funcionamento, uso de áreas comuns, controle de ruídos e fluxo de pessoas, o que pode restringir algumas operações.

2.    Dependência do fluxo interno

Os resultados do restaurante estão diretamente ligados ao número de colaboradores e visitantes do condomínio, o que limita o movimento do estabelecimento.

3.    Investimento inicial

O investimento inicial para instalar e manter um restaurante com o padrão necessário é elevado, contudo, o retorno sobre o investimento tende a ser relativamente rápido.

Conclusão

Ter um restaurante em condomínios empresariais bem gerenciados pode ser um grande diferencial para o desempenho da equipe, eficiência na rotina de trabalho e retenção de talentos.

Por isso, é um investimento que tem sido cada vez mais procurado por gestores de condomínios empresariais, com o intuito de ter um diferencial que atrai grandes empresas e gera bons negócios no local.

A Premium Essential Kitchen é especializada na estruturação de restaurantes em condomínios empresariais, tem equipe bem treinada e experiente para garantir a eficiência no cotidiano do negócio.Entre em contato conosco, compreenda detalhes sobre nossa atuação, experimente nossas refeições e obtenha um orçamento para ter seu restaurante em condomínio empresarial comandado por especialistas.

Sobre a Premium

Desde o início dos anos 90, a Premium Essential Kitchen oferece muito mais do que refeições coletivas. Com foco na qualidade e no atendimento personalizado, garantimos experiências gastronômicas únicas para todos os nossos clientes.

Nos anos de 2023 e 2024, a Premium foi finalista do Ranking Negócios em Expansão da Revista Exame, com destaque especial pelo crescimento notável, alcançando o 2º lugar em 2024. Nosso compromisso com a qualidade é evidente em todos os nossos serviços.

A Premium Essential Kitchen possui a certificação NBR ISO 9001:2015, atestada pela Det Norske Veritas Certificadora Ltda – DNV. Este selo de qualidade reforça nossa dedicação em manter os mais altos padrões em nossos processos.

Estamos também comprometidos com iniciativas de ESG (Environmental, Social and Governance), garantindo não apenas excelência no serviço, mas também responsabilidade social e ambiental.

Você merece ser Premium, entre em contato.

Faça um orçamento para ver como podemos ajudar: contato@somospremium.com.br

(11) 3195-4249

(11) 98960-6055

Sem comentários

Seu e-mail não será publicado.