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foto de par de mãos lavando legumes (cenoura, vagem e espiga de milho) em uma torneira aberta

Como fazer um POP e aplicá-lo em restaurantes corporativos

Tempo de leitura: 3 minutos

POP (Procedimento Operacional Padronizado) é um documento obrigatório anexo ao Manual de Boas Práticas. Tem como função descrever de forma sequencial as operações e atividades rotineiras no serviço de alimentação, bem como a frequência da execução. Veja mais sobre POPs de Nutrição, neste artigo.

Saber como fazer um POP é de fundamental importância para uma empresa de alimentação, pois este documento contribui para a padronização de processos, redução de falhas, aumento da produtividade, economia de tempo e de materiais, instrução dos colaboradores, produção segura de alimentos e a manutenção ou melhoria da qualidade da empresa.

De acordo com a RDC 216, os Procedimentos Operacionais Padronizados obrigatórios são:

  • Higienização de instalações, equipamentos e móveis;
  • Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
  • Higienização do reservatório de água;
  • Higienize e saúde dos manipuladores.

Neste artigo, você saberá o passo a passo de como fazer um POP e como aplicá-lo na sua empresa.

Além disso, disponibilizamos para você os 4 modelos de POPs obrigatórios que você pode tomar como exemplo para realizar os POPs da sua empresa.

Como fazer um POP?

Passo 1: Cabeçalho

É a identificação de qual POP você vai elaborar. Deve conter o nome do procedimento, a data de realização, o número do POP, a revisão (1ª, 2ª, 3ª etc.), o número da página e a logo da empresa. O cabeçalho deve estar em cada página do documento e com a paginação correta.

Passo 2: Objetivos

Você deve descrever todos os objetivos, ou seja, quais as finalidades ou para que ele serve.

Passo 3: Documentos de referência

Você vai referenciar a legislação ou as legislações nas quais o documento foi baseado para ser realizado.

Passo 4: Campo de aplicação

Você deve descrever onde será aplicado, ou seja, a quem ou em quais dependências da empresa.

Passo 5: Definições

São os termos com suas respectivas definições utilizados para a elaboração do documento. Você deve listar cada um e colocar suas definições.

Passo 6: Responsabilidades

Descreva quais são os responsáveis que deverão realizar as atividades descritas no POP, citando o nome, cargo e ou função deles. Você também poderá designar substitutos em caso de faltas.

Passo 7: Descrição

Descreva todas as etapas do processo. É o passo a passo de toda a atividade que deve ser realizada.

Para um POP de higienização das instalações, equipamentos e móveis, especifique a superfície que será higienizada, os produtos e materiais que serão utilizados, a concentração dos produtos, os EPIs e a periodicidade da higienização.

Para um POP do controle de pragas e vetores urbanos, especifique como é feito o controle preventivo de pragas e vetores e como é feito o controle corretivo através de empresa terceirizada.

No caso do POP para a higienização do reservatório de água, descreva a forma de abastecimento, capacidade do reservatório de água, produto utilizado e sua concentração, materiais utilizados, EPIs e a periodicidade da higienização.

Para um POP da higiene e saúde dos manipuladores, descreva a disponibilidade e manutenção dos produtos, utensílios e equipamentos que garantem a higiene e saúde dos manipuladores, a conduta e o comportamento dos colaboradores, o controle do estado de saúde dos colaboradores, a higienização das mãos e a colocação de cartazes educativos.

Passo 8: Monitorização

Nessa etapa você deve descrever o que é preciso monitorar, como será feita a monitorização, quando vai ser feita e quem vai fazer.

Passo 9: Ações corretivas

Nesse passo você deve descrever quais ações corretivas serão realizadas, ou seja, os procedimentos adotados caso surja algum imprevisto no decorrer da realização de uma atividade ou durante o turno de trabalho.

Passo 10: Verificação

É a etapa onde você deve especificar o que será verificado, de que forma será verificado, quando e quem fará a verificação.

Passo 11: Registros

Aqui você deve descrever todos os registros dos POPs, como planilhas, relatórios, checklists, exames etc, bem como a forma de arquivamento, onde serão armazenados e o tempo de armazenamento.

Passo 12: Registros das revisões

Descreva nesta etapa a revisão do POP e a alteração da revisão.

Passo 13: Rodapé

O rodapé é a parte final do POP. Neste campo você pode colocar os dados obrigatórios do POP, como quem elaborou, a assinatura do responsável técnico e a data da aprovação. Você também pode incluir anexos.

Quer organizar mais a sua cozinha? Veja alguns modelos de cartazes de POPs para baixar

Como aplicar um POP?

Agora que você já sabe como fazer um POP, a próxima etapa é saber como aplicá-lo. Para isso, os colaboradores devem passar por treinamento para aprenderem a executar as tarefas. Os treinamentos devem ser periódicos para manter o colaborador atualizado e sempre que houver alguma alteração.

Como o POP é realizado para os colaboradores do serviço de alimentação, o documento deve ser de fácil acesso. Uma cópia deve ficar à disposição deles na cozinha e é importante também deixar uma cópia arquivada no escritório ou no setor administrativo para fins de fiscalização.

O documento deve ser elaborado de forma que os colaboradores possam entendê-lo. Por isso, recomenda-se utilizar uma linguagem simples, clara e objetiva.

Portanto, todo empresário que sabe como fazer um POP, juntamente com o responsável técnico, fica à frente de outras empresas e se destaca no mercado, pois garante a padronização das suas atividades e, consequentemente, mais produtividade, lucratividade e qualidade dos serviços que oferece.

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