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foto de par de mãos lavando legumes (cenoura, vagem e espiga de milho) em uma torneira aberta

Como fazer um POP e aplicá-lo em restaurantes corporativos

Tempo de leitura: 3 minutos

POP (Procedimento Operacional Padronizado) é um documento obrigatório anexo ao Manual de Boas Práticas. Tem como função descrever de forma sequencial as operações e atividades rotineiras no serviço de alimentação, bem como a frequência da execução. Veja mais sobre POPs de Nutrição, neste artigo.

Saber como fazer um POP é de fundamental importância para uma empresa de alimentação, pois este documento contribui para a padronização de processos, redução de falhas, aumento da produtividade, economia de tempo e de materiais, instrução dos colaboradores, produção segura de alimentos e a manutenção ou melhoria da qualidade da empresa.

De acordo com a RDC 216, os Procedimentos Operacionais Padronizados obrigatórios são:

  • Higienização de instalações, equipamentos e móveis;
  • Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
  • Higienização do reservatório de água;
  • Higienize e saúde dos manipuladores.

Neste artigo, você saberá o passo a passo de como fazer um POP e como aplicá-lo na sua empresa.

Além disso, disponibilizamos para você os 4 modelos de POPs obrigatórios que você pode tomar como exemplo para realizar os POPs da sua empresa.

Como fazer um POP?

Passo 1: Cabeçalho

É a identificação de qual POP você vai elaborar. Deve conter o nome do procedimento, a data de realização, o número do POP, a revisão (1ª, 2ª, 3ª etc.), o número da página e a logo da empresa. O cabeçalho deve estar em cada página do documento e com a paginação correta.

Passo 2: Objetivos

Você deve descrever todos os objetivos, ou seja, quais as finalidades ou para que ele serve.

Passo 3: Documentos de referência

Você vai referenciar a legislação ou as legislações nas quais o documento foi baseado para ser realizado.

Passo 4: Campo de aplicação

Você deve descrever onde será aplicado, ou seja, a quem ou em quais dependências da empresa.

Passo 5: Definições

São os termos com suas respectivas definições utilizados para a elaboração do documento. Você deve listar cada um e colocar suas definições.

Passo 6: Responsabilidades

Descreva quais são os responsáveis que deverão realizar as atividades descritas no POP, citando o nome, cargo e ou função deles. Você também poderá designar substitutos em caso de faltas.

Passo 7: Descrição

Descreva todas as etapas do processo. É o passo a passo de toda a atividade que deve ser realizada.

Para um POP de higienização das instalações, equipamentos e móveis, especifique a superfície que será higienizada, os produtos e materiais que serão utilizados, a concentração dos produtos, os EPIs e a periodicidade da higienização.

Para um POP do controle de pragas e vetores urbanos, especifique como é feito o controle preventivo de pragas e vetores e como é feito o controle corretivo através de empresa terceirizada.

No caso do POP para a higienização do reservatório de água, descreva a forma de abastecimento, capacidade do reservatório de água, produto utilizado e sua concentração, materiais utilizados, EPIs e a periodicidade da higienização.

Para um POP da higiene e saúde dos manipuladores, descreva a disponibilidade e manutenção dos produtos, utensílios e equipamentos que garantem a higiene e saúde dos manipuladores, a conduta e o comportamento dos colaboradores, o controle do estado de saúde dos colaboradores, a higienização das mãos e a colocação de cartazes educativos.

Passo 8: Monitorização

Nessa etapa você deve descrever o que é preciso monitorar, como será feita a monitorização, quando vai ser feita e quem vai fazer.

Passo 9: Ações corretivas

Nesse passo você deve descrever quais ações corretivas serão realizadas, ou seja, os procedimentos adotados caso surja algum imprevisto no decorrer da realização de uma atividade ou durante o turno de trabalho.

Passo 10: Verificação

É a etapa onde você deve especificar o que será verificado, de que forma será verificado, quando e quem fará a verificação.

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Passo 11: Registros

Aqui você deve descrever todos os registros dos POPs, como planilhas, relatórios, checklists, exames etc, bem como a forma de arquivamento, onde serão armazenados e o tempo de armazenamento.

Passo 12: Registros das revisões

Descreva nesta etapa a revisão do POP e a alteração da revisão.

Passo 13: Rodapé

O rodapé é a parte final do POP. Neste campo você pode colocar os dados obrigatórios do POP, como quem elaborou, a assinatura do responsável técnico e a data da aprovação. Você também pode incluir anexos.

Quer organizar mais a sua cozinha? Veja alguns modelos de cartazes de POPs para baixar

Como aplicar um POP?

Agora que você já sabe como fazer um POP, a próxima etapa é saber como aplicá-lo. Para isso, os colaboradores devem passar por treinamento para aprenderem a executar as tarefas. Os treinamentos devem ser periódicos para manter o colaborador atualizado e sempre que houver alguma alteração.

Como o POP é realizado para os colaboradores do serviço de alimentação, o documento deve ser de fácil acesso. Uma cópia deve ficar à disposição deles na cozinha e é importante também deixar uma cópia arquivada no escritório ou no setor administrativo para fins de fiscalização.

O documento deve ser elaborado de forma que os colaboradores possam entendê-lo. Por isso, recomenda-se utilizar uma linguagem simples, clara e objetiva.

Portanto, todo empresário que sabe como fazer um POP, juntamente com o responsável técnico, fica à frente de outras empresas e se destaca no mercado, pois garante a padronização das suas atividades e, consequentemente, mais produtividade, lucratividade e qualidade dos serviços que oferece.

Sobre a Premium

Desde o início dos anos 90, a Premium Essential Kitchen oferece muito mais do que refeições coletivas. Com foco na qualidade e no atendimento personalizado, garantimos experiências gastronômicas únicas para todos os nossos clientes.

Nos anos de 2023 e 2024, a Premium foi finalista do Ranking Negócios em Expansão da Revista Exame, com destaque especial pelo crescimento notável, alcançando o 2º lugar em 2024. Nosso compromisso com a qualidade é evidente em todos os nossos serviços.

A Premium Essential Kitchen possui a certificação NBR ISO 9001:2015, atestada pela Det Norske Veritas Certificadora Ltda – DNV. Este selo de qualidade reforça nossa dedicação em manter os mais altos padrões em nossos processos.

Estamos também comprometidos com iniciativas de ESG (Environmental, Social and Governance), garantindo não apenas excelência no serviço, mas também responsabilidade social e ambiental.

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