A falta de diversidade de gênero nas empresas não é apenas uma questão de equidade, mas também um desafio estratégico que pode impactar diretamente a lucratividade e a inovação organizacional. Empresas que não abraçam a diversidade tendem a perder oportunidades valiosas de crescimento e inovação, além de enfrentarem dificuldades em atrair e reter talentos de alto calibre.
Segundo o estudo da McKinsey e Company, por exemplo, as empresas que adotam uma postura de inclusão por gênero em nível executivo possuem 21% de probabilidade de superar seus concorrentes diretos, além de apresentarem 27% de chances de criar mais valor de longo prazo que seus concorrentes.
Ainda segundo a pesquisa, as empresas diversas são capazes de atrair os melhores talentos. Tais apontamentos são apenas alguns dos fatores pelos quais as empresas deveriam se preocupar em se tornarem mais inclusivas, diversas e receptivas aos profissionais que diferem da maioria de seu quadro.
Além disso, a equipe com diferentes visões do mercado amplia sua capacidade de ter insights valiosos para inovar e se destacar, bem como para enfrentar momentos de dificuldade e continuar crescendo em ritmo saudável mesmo enquanto os concorrentes diretos estão sendo abalados por dificuldades do mercado.
A partir da observação da realidade do negócio, é possível traçar uma estratégia para melhorar a proporção de homens e mulheres dentro da organização, com o intuito de promover a diversidade como parte da cultura da empresa em absolutamente todos os níveis hierárquicos. Sendo assim, continue lendo e saiba mais como aplicar na sua empresa.
O conceito de gênero pode ser compreendido de diferentes maneiras, dependendo do contexto e da área de estudo. Em geral, o conceito de gênero se refere à construção social do sexo anatômico, ou seja, a maneira como a sociedade atribui papéis, comportamentos e características a homens e mulheres com base em sua anatomia.
É importante entender porque ele destaca que as diferenças entre homens e mulheres não são naturais ou biológicas, mas sim construções sociais que variam de acordo com o tempo e o lugar. O gênero é uma forma primária de dar significado às diferenças percebidas entre os sexos, e é um elemento constitutivo das relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos.
Além disso, o conceito de gênero é fundamental para a análise das relações sociais, pois permite uma abordagem empírica e analítica das relações de poder entre homens e mulheres. Ele também é importante para a promoção da igualdade de gênero, pois destaca a necessidade de reconhecer e respeitar a diversidade de experiências e vivências das pessoas em relação ao gênero.
A diferença entre gênero e identidade de gênero pode ser compreendida da seguinte forma:
Portanto, enquanto o gênero se refere à construção social que engloba as expectativas e papéis atribuídos a homens e mulheres, a identidade de gênero consiste na forma como o indivíduo se identifica com seu gênero, podendo ser diferente do sexo atribuído no nascimento.
Refere-se à promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, onde homens e mulheres têm oportunidades iguais de participação, desenvolvimento e liderança.
Investir na diversidade e inclusão em organizações é uma estratégia valiosa, pois promove um ambiente mais engajador, aumenta a inovação e pode gerar crescimento nos lucros. Além disso, esse ato contribui para a motivação, engajamento, inovação e ambiente de trabalho da empresa, promovendo também o crescimento econômico.
É fundamental porque contribui para que a empresa tenha evolução contínua. Veja abaixo quais são os fatores que fazem com que uma estratégia de contratação que prioriza a diversidade e inclusão seja tão fundamental para negócios de todos os setores.
A diversidade de gênero nas empresas é, portanto, um elemento estratégico fundamental para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios.
Para promover a diversidade de gênero nas organizações, é essencial adotar estratégias e práticas que valorizem e incentivem a inclusão de pessoas de diferentes gêneros. Algumas das melhores práticas incluem:
Toda empresa que busca se tornar mais inclusiva precisa criar políticas que promovem a igualdade de oportunidades, gerando oportunidades para além dos cargos operacionais e de progressão da carreira na organização.
Além disso, é importante que os salários oferecidos sejam justos, de acordo com o Relatório Global de Salários da Organização Internacional do Trabalho – ILO (OIT) de 2018/19, as mulheres ganham em média 20% menos que os homens.
Se a equipe consegue identificar que existe dificuldade de tornar a empresa mais inclusiva, é importante revisar os processos de recrutamento, com o intuito de adequar o que for necessário. É preciso garantir uma seleção justa e possibilidade de progressão de carreira.
Apenas um quarto das pessoas entrevistadas para o relatório da Organização Internacional do Trabalho (IOT), relatam que mulheres possuem uma proporção significativa na alta administração da empresa.
É interessante viabilizar uma rotina de trabalho mais flexível, que seja responsável por acomodar as diversas responsabilidades e necessidades dos profissionais.
Segundo o IBGE, as mulheres gastam 21,4 horas semanais com afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens apenas 11 horas semanais.
Flexibilizando a jornada é possível assim ter um ambiente verdadeiramente mais inclusivo.
O treinamento é fundamental para sensibilizar os profissionais em relação aos preconceitos e outros fatores que atuam como impeditivos para a contratação que prioriza a diversidade. Todos os níveis de profissionais da empresa precisam periodicamente passar por treinamentos com o intuito de fortalecer a importância do tema para a empresa.
A inclusão na empresa é um processo que requer atenção contínua. É fundamental fazer uma avaliação periódica para realização dos eventuais ajustes internos visando não só que a empresa seja inclusiva na contratação, como também mantenha um ambiente acolhedor e que permita o desenvolvimento de seus profissionais.
Assim como ocorre com qualquer mudança, a inclusão da diversidade de gênero nas empresas é um processo que enfrentará desafios no cotidiano da empresa.
Segundo um novo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2023, as diferenças no acesso ao emprego, nas condições de trabalho e nas disparidades salariais entre gêneros têm mostrado progressos lentos nas últimas duas décadas. Os principais pontos do texto são:
Sendo assim, trouxemos os 5 principais desafios para que os reconheça e se prepare melhor para enfrentá-los no cotidiano de seu negócio:
Por isso gestores e a liderança devem estar atentos para essas situações.
Além de buscar a contratação que valoriza a diversidade de gênero nas empresas, é importante implementar processos que possam contribuir para a manutenção da medida no ambiente laboral.
Uma vez que não basta contratar, é preciso reter os talentos selecionados para compor o time. Para isso, é válido se atentar para alguns pontos:
Ao promover o desenvolvimento da equipe como um todo, é possível dar oportunidades de crescimento para todas as pessoas que ocupam cargos na empresa. Dessa forma, não há falta de representatividade em cargos de liderança e a cultura de diversidade será efetivamente instalada no negócio.
Todos os níveis de líderes precisam estar atentos e comprometidos com a diversidade em seus grupos de liderados. É importante que esse comprometimento exista para que a empresa esteja em constante vigilância, devido ao fato da inclusão e diversidade serem valores intrínsecos da organização.
A empresa precisa do feedback de seus colaboradores para que possa vivenciar um crescimento expressivo e melhoria contínua. Fomente o espaço para feedback, garantindo que os profissionais possam exprimir suas ideias e possam sempre esclarecer se de fato se sentem incluídos, respeitados e acolhidos na equipe.
É importante que os gestores acompanhem dados de pedidos de demissão e contratações, além de outros indicadores para que possam identificar se as metas de diversidade estão sendo alcançadas. O acompanhamento vigilante de indicadores permite que correções sejam feitas rapidamente para que a cultura da diversidade não se perca.
A valorização da diversidade na empresa deve estar presente em todos os aspectos da organização, como a disponibilização de refeições que atendem às restrições alimentares, contratação de profissionais de diferentes orientações sexuais, faixas etárias e origens. Afinal, a diversidade nas empresas não se limita apenas ao gênero de seus colaboradores.
A Premium Essential Kitchen foi uma das vencedoras do ranking EXAME Negócios em Expansão 2023. Para alcançarmos esse resultado nos comprometemos ao longo de nossa história com a diversidade e inclusão em nossos quadros de colaboradores.
Durante a pandemia, investimos na contratação de profissionais entre 50 e 60 anos com o intuito de suprir 150 vagas disponíveis. Dessa forma, conseguimos reduzir as taxas de rotatividade e implementar a diversidade geracional em nossa instituição.
Na Premium, nós acreditamos que em time que está ganhando se mexe sim! Sempre com o intuito de selecionarmos os melhores profissionais, compor times diversos e promover um ambiente de trabalho coerente com os nossos valores de equidade e respeito ao próximo.
Nós da Premium levamos a jornada rumo à inclusão muito a sério e percebemos em nossa rotina o impacto positivo de trabalharmos com uma equipe diversa. Acreditamos que a diversidade de gênero nas empresas e promoção de uma cultura inclusiva são necessidades de todos os negócios.
Fundada no início dos anos 90, a Premium Essential Kitchen se destaca por oferecer muito mais do que simples refeições coletivas para seus clientes. Com um serviço diferenciado, a empresa prima pela qualidade da matéria-prima utilizada, o que garante experiência gastronômica marcante.
Em sua trajetória de três décadas, a Premium Essential Kitchen cresceu por oferecer ao cliente de Refeições Coletivas um atendimento ágil e personalizado, e liberdade de escolha no cardápio, preparado com produtos de qualidade e apresentação elaborada. Atualmente com sede administrativa na cidade de São Paulo e escritório regional em Campinas, a empresa serve 100mil refeições/dia a seus 140 clientes, nos estados de SP, MG, PR e GO.
Além disso, a Premium é amplamente reconhecida por seus excelentes serviços de Facilities, destacando-se como a parceira ideal para serviços de higienização, manutenção e conservação da limpeza, além de oferecer uma ampla gama de soluções essenciais para o funcionamento eficiente dos negócios.
Hoje, a empresa Premium pode ser uma grande parceira em iniciativas de ESG (Environmental, Social and Governance). Isso porque ela se preocupa com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, além de proporcionar um atendimento personalizado aos clientes.
Você merece ser Premium, entre em contato.
Faça um orçamento para ver como podemos ajudar.
contato@somospremium.com.br
(11) 3195-4249
(11) 98960-6055
Sem comentários