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Foto de um momento de mentoria reversa representando a diversidade geracional em um ambiente de escritório moderno, onde um funcionário mais jovem está ensinando ou explicando algo a um funcionário mais velho. O conteúdo apresenta um funcionário mais jovem e um mais velho, ambos vestidos de forma profissional, sentados em uma mesa com um laptop, blocos de notas e canecas de café.

O Impacto da Diversidade Geracional no Ambiente Corporativo

A diversidade geracional no ambiente coorporativo consiste em proporcionar um ambiente de trabalho em que pessoas de diferentes faixas etárias coexistem e cooperam entre si. De modo que, a rotina de trabalho seja favorecida pela diversidade como parte integrante da cultura da empresa.

Dada a importância do tema no ambiente corporativo, trouxemos alguns apontamentos e reflexões  que visam motivar os gestores e as equipes de RH a priorizar um ambiente em que profissionais de diferentes idades atuem em conjunto, combinando a senioridade e jovialidade como base essencial à competitividade dos negócios, a partir das trocas de conhecimentos e experiências, gerando produtos, serviços e conexões com clientes diversificados que se sintam representados nas suas necessidades e expectativas. 

Afinal, os times diversos tendem a atuar propiciando maior lucratividade para o negócio, conforme aponta o levantamento da McKinsey e Company, as empresas que valorizam a diversidade podem apresentar faturamento até 21% maior, o que faz toda a diferença para o seu diferencial e crescimento. Uma vez que, pessoas com diferentes visões de mundo colaboram entre si e encontram soluções criativas e únicas para demandas do mercado. O que reforça a importância de ter profissionais de diferentes gerações cooperando em cada empresa. 

As diferentes gerações e suas características

Uma vez que, gerações são um grupo de pessoas nascidas na mesma época, que sofrem influências sociais e culturais relativamente semelhantes, cada geração naturalmente tem suas próprias características intrínsecas, o que faz com que adotem determinados comportamentos e crenças que são parecidas. Entenda com mais detalhes:

1.      Baby Boomers 

Trata-se da geração que nasceu no período após a Segunda Guerra Mundial, até 1964. Inclusive, a expressão baby boom tem relação com a alta taxa de natalidade pós-guerra.

No Brasil essa geração viveu o período da Ditadura Militar e cresceu com oportunidades de trabalho estáveis. No entanto, mesmo com o cenário de otimismo financeiro passaram por crises políticas e econômicas.

Na carreira, são profissionais que apresentam fidelidade, ficando 20 a 30 anos na mesma empresa. Além disso, se mostram como conservadores nos investimentos e são um público exigente na hora de consumir.

2.     Geração X

A geração X, por sua vez, compreende aqueles que nasceram entre 1965 e 1980. São os filhos dos baby boomers e que são mais propensos às novidades, interagindo mais com tecnologias digitais quando comparados aos seus pais.

Por ter crescido acompanhando a dedicação e as frustrações profissionais de seus pais, é uma geração que não tem tanta fidelidade para com as empresas. No entanto, são pessoas que buscam crescer profissionalmente, por isso, estão dispostas a assumir novos desafios e cargos quando recebem propostas para tal.

A geração X ainda está ativa no mercado de trabalho e representa um público que é mais conservador em relação a alguns aspectos da vida, como a criação dos próprios filhos.

3.      Millennials (Geração Y) 

Por ser uma geração que passou pela transformação do mundo analógico para o digital (1981-1995), são pessoas com bons conhecimentos de informática. Uma vez que, a geração cresceu com a possibilidade de acessar computadores e novas tecnologias.

Trata-se de uma geração mais comprometida com a coletividade, mais otimista e com maior consciência social e ambiental. No meio corporativo, a geração Y apresenta certa dificuldade em aceitar e conviver com a hierarquia, vez que preferem manter relações mais leves e informais. Sempre conectados, estão constantemente usando tecnologia para obtenção de informações.

4.     Geração Z

Também conhecidos como nativos digitais, é uma geração nascida a partir de 1996 até 2010. São pessoas práticas, realistas, avessas aos rótulos sociais e que desejam construir um mundo melhor para todos.

Não é raro que os profissionais da geração Z dominem com muita eficiência as tecnologias e demonstrem dificuldades de estabelecer interações interpessoais. No entanto, apresentam a busca por um trabalho que seja capaz de promover a realização pessoal.

Capazes de absorver variadas informações ao mesmo tempo, estão preparados para contornar imprevistos com grande facilidade. Além disso, atuam de forma preventiva e corretiva sempre buscando a simplicidade.

Infográfico com linha temporal e mini descrição  com algumas características das pessoas de cada uma das gerações que caracterizam o tema diversidade geracional.
Baby Boomers (1945-1964): tem características como experiência e conhecimento, ética de trabalho forte, resistência a mudanças, valorização da estabilidade e preferência por comunicação.
Já a  Geração X (1965-1981): é caracterizada pela independência, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, adaptabilidade, mentalidade pragmática e fortes habilidades de liderança. Os Millennials ou Geração Y (1982-1994) têm familiaridade com a tecnologia, vivem na busca de um propósito, preferem feedback regular, têm mais flexibilidade e prezam pela colaboração e inclusão. A Geração Z (1995-2011), por fim, são altamente conectados, possuem mentalidade empreendedora, valorizam a diversidade e inclusão, se preocupam com a estabilidade financeira e focam no aprendizado contínuo.

5 Estratégias para promover a diversidade geracional

Após compreender quais são os benefícios e os desafios atrelados ao tema na empresa, é importante buscar estratégias para implementar em seu negócio. Afinal, como gestor ou responsável pelo RH, é muito importante considerar a contratação de pessoas que vão promover a diversidade na empresa.

Confira estratégias que podem ser adotadas no seu negócio a partir de hoje:

1.      Adote flexibilidade no ambiente de trabalho

Garantir flexibilidade no ambiente de trabalho é uma excelente medida para empresas que buscam favorecer a diversidade. Dessa forma, diferentes colaboradores podem ter mais qualidade de vida, tendo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Seja por existir uma política de horários flexíveis ou por possibilitar o trabalho remoto. De modo que, a equipe possa contribuir de fato e dar o melhor de si nos projetos, aproveitando a flexibilidade para se beneficiar.

2.      Desenvolva a cultura organizacional

Para que a empresa tenha sucesso ao absorver pessoas de diferentes idades, é importante que isso seja trabalhado como parte da cultura do negócio. Uma vez que, a cultura forte repele aqueles que são preconceituosos e destoam da equipe.

Portanto, desde os interessados que participam do processo seletivo até o onboarding, serão marcados por pessoas da mesma sintonia, respeitando as diferenças uns dos outros e que são movidos pela crença que a diversidade é muito positiva.

3.      Ofereça treinamentos e workshops 

Os treinamentos são fundamentais para que todos os colaboradores compreendam a importância do ambiente diverso. A partir dos treinamentos, é possível estimular a equipe a ter uma visão mais respeitosa e inclusiva.

Vale ressaltar que essa estratégia deve ser aplicada continuamente, visando sempre melhorar as habilidades da equipe. É possível direcionar diferentes equipes para treinamentos específicos, com o objetivo de garantir o máximo aproveitamento.

4.      Proporcione liderança intergeracional

É interessante estimular programas de desenvolvimento de liderança que possibilitam aos colaboradores de diferentes gerações contribuírem uns com os outros. Quando líderes trocam experiências e colaboram, é natural que a empresa funcione como uma engrenagem bem ajustada.

Onde os colaboradores são capazes de contribuir em diferentes setores, usando a própria expertise para ajudar colegas com insights valiosos a partir da interação.  O ideal é que essas possibilidades de interação sejam comuns.

5.      Disponibilize programas de mentoria reversa  

Outra estratégia muito eficiente é pensar na mentoria reversa, aproveitando que cada colaborador tem habilidades específicas. Dessa forma, por exemplo, é possível que um colaborador ensine informática para um colega que irá ensiná-lo alguma nova habilidade.

Essa mentoria reversa é interessante por contribuir para que ambos desenvolvam novos conhecimentos, habilidades e comportamentos. Ao mesmo tempo, os colegas vão perceber que cada um tem a sua própria expertise e ambos podem contribuir um com o outro em prol da evolução.

Benefícios da diversidade geracional

Ao viabilizar um espaço de convivência corporativa com diversidade geracional, a empresa é beneficiada de múltiplas formas. Listamos alguns dos principais benefícios, conheça a seguir:

1.      Inovação e criatividade 

Segundo estudo divulgado na PubMed, o apoio dos colegas de trabalho também é um fator fundamental para a criatividade. Portanto, um ambiente com pessoas de diferentes gerações em harmonia e respeito é fundamental para soluções criativas.

Ter uma visão criativa, por sua vez, torna a empresa única na capacidade de responder ao que os clientes estão buscando. As soluções inovadoras frequentemente ajudam uma empresa a se destacar em seu mercado.

2.      Melhoria na tomada de decisões

Uma vez que, a equipe pode interagir, trocar opiniões e construir conhecimento de forma colaborativa, guiando o negócio para a direção mais apropriada, visando suprir as demandas do mercado que é cada vez mais exigente.

Dessa forma, a empresa consegue lidar melhor com períodos de crise, se adaptar e demonstrar resiliência. Aspecto que é fundamental para evitar que o negócio venha a falir durante um período mais difícil da economia.

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3.      Capacidade de adaptação à mudança

Uma equipe diversificada pode ser mais flexível e adaptável a mudanças rápidas no ambiente de trabalho. Contribuindo para que a empresa tenha respostas rápidas frente ao que o mercado está demandando e tornando o negócio mais resiliente.

As empresas que conseguem se adaptar são aquelas que naturalmente vão suprir demandas existentes no mercado e se destacar frente aos concorrentes. Portanto, contribui para a fidelização de clientes e crescimento da empresa no longo prazo.

4.      Estimula o aprendizado mútuo

Enquanto uma pessoa que tem maior dificuldade com a tecnologia pode ter outras habilidades como facilidade de lidar com pessoas. Portanto, é interessante garantir o convívio harmônico, com o objetivo de que todos evoluam em conjunto, aprendendo uns com os outros.

Afinal, cada pessoa tem um conjunto único de hard e soft skills, que podem ser inspiradoras para os colegas. Contribuindo assim, para que seja possível existir uma troca positiva entre os colegas, estimulando a cultura de trocar informações e aprender uns com os outros continuamente.

5 Desafios da diversidade geracional

Obviamente, é natural que o cenário de uma empresa que busca contratar profissionais com diferentes perfis acaba gerando alguns desafios. Uma vez que, os conflitos são naturais e precisam ser solucionados, confira os principais desafios que se apresentam nas empresas:

1.      Comunicação 

A comunicação entre os colegas é algo difícil quando existe uma diferença geracional muito significativa, podendo existir uma série de ruídos que levam aos equívocos.

Para evitar esse tipo de problema, é preciso estimular a adoção de uma comunicação que seja sempre eficaz, sem ambiguidades e com linguajar mais próximo ao português normativo.

2.      Preconceito

Infelizmente muitas pessoas nutrem preconceitos que são conhecidos como etarismo. Em alguns casos, inclusive, o preconceito é uma barreira para a contratação.

Driblar esse preconceito é fundamental, sempre estimulando a equipe a aceitar o próximo, compreendendo que cada pessoa é única e importante para contribuir para o todo.

3.      Adaptação tecnológica

A adaptação tecnológica é uma barreira difícil de ultrapassar para muitos profissionais com idade mais avançada. No entanto, um treinamento pode ser eficiente em resolver o problema, uma vez que, o profissional irá sanar suas principais dificuldades e se empenhar para aproveitar a oportunidade oferecida pela empresa.

4.      Diferenças de valores e expectativas 

Algumas gerações buscam carreiras longas e são fiéis ao local de trabalho, outras buscam a satisfação pessoal. Portanto, o tema impõe a necessidade de conviver com diferenças nos valores e expectativas pessoais.

O que acaba fazendo com que o cenário na empresa seja bastante desafiador, desencadeando a necessidade de espaço para diálogo, interações saudáveis e um RH eficiente para lidar com as múltiplas demandas da equipe.

5.      Necessidade de treinamento

Muitas empresas não possuem condições de personalizar os treinamentos de modo que os diferentes colaboradores se desenvolvam. Como é o caso de direcionar treinamento de informática para uns e treinamento voltado para melhorar habilidades interpessoais para outros.

Portanto, é um desafio a ser considerado quando o objetivo é ter uma empresa que preza pela inclusão de pessoas de novas gerações. Uma vez que, cada grupo de colaboradores precisará ser treinado com o objetivo de melhorar aquilo que é apresentado como uma barreira para o crescimento.

Entrevista com Maiza Neville sobre o tema

A diversidade etária é um componente essencial para o sucesso das organizações no cenário contemporâneo. Para entender melhor o tema é importante considerar o estudo “Destaque GPTW + 50” de 2020, realizado pela Great Place To Work, uma consultoria global de prestígio que auxilia organizações a alcançarem melhores resultados.

A pesquisa foi realizada com as melhores empresas reconhecidas pelo GPTW na categoria 50+, revelando uma distribuição etária diversificada entre os funcionários. No gráfico apresentado abaixo, apenas 16% dos colaboradores então entre 45 e 54 anos e 3% têm mais de 55 anos.

Infográfico com a distribuição em gráfico de barras vertical da diversidade geracional em ambientes corporativos analisados pela pesquisa da organização Great Place To Work em 2020. No gráfico apresentado é possível visualizar que apenas 3% das empresas consultadas têm funcionários com mais de 55 anos.

Dessa forma, considerando que a maior concentração de empregados se encontra nas faixas etárias entre 26 e 44 anos, conforme destacado pelo estudo “Destaque GPTW + 50”, é compreensível que indivíduos fora desses limites etários possam enfrentar desafios ao buscar oportunidades de trabalho formal.

Para contribuir com a reflexão do estudo, entrevistamos Maiza Neville, diretora executiva da DAMICOS Consultoria, autora do livro “Diversidade Geracional: mutações, transformações e impactos dos 50+ nas organizações e na sociedade” e profissional que atua há mais de 30 anos de experiência em áreas como: consultoria em gestão de pessoas, carreira, mentoria de longevidade e liderança; coach; consultoria em maturidade emocional. 

Na visão da especialista a importância social da diversidade geracional nos negócios “Os profissionais acima de 50 anos podem fazer uma contribuição significativa nas empresas. Promovendo um ambiente inclusivo a partir da transmissão de conhecimentos, na atuação como mentores de jovens talentos e compartilhando suas experiências, conhecimentos e habilidades.”

Assim, podemos refletir a partir da fala da profissional, que as empresas que não investem nisso estão perdendo muito. Uma vez que deixam de usufruir de todos os benefícios de ter um público diverso e experiente compondo seu quadro de colaboradores.

Isso ganha destaque quando observamos que, ainda segundo a autora, “[..] esses profissionais possuem uma riqueza de conhecimento e sabedoria acumuladas ao longo dos anos. O que se constitui como uma riqueza inestimável, que contribui para resolução de problemas complexos, tomada de decisões estratégicas, promove uma cultura de aprendizado contínuo e permite a transmissão de valores organizacionais.”

Então, promover um processo seletivo de candidatos que prioriza a inclusão sem que o processo acabe sendo enviesado é complexo, no entanto, a autora reflete que para garantir a promoção de processos de contratação isentos, é importante ter a preparação das equipes de recrutamento através de treinamentos.

Apesar de ser um grande desafio para as empresas, o assunto é, portanto, de suma importância para a conquista de resultados excelentes. A sociedade hoje é diversa e requer representatividade nas organizações, para que exista um diálogo entre a empresa e a sociedade e é papel dos gestores estruturar o negócio para que isso aconteça.

Conclusão

Uma vez que, ter um negócio que acolhe a inclusão das pessoas reflete diretamente em uma série de benefícios que impulsionam o negócio.

Desenvolver essa mentalidade não é algo simples, mas é necessário para empresas de todos os setores da economia. De modo que, seja possível entender mais profundamente as demandas dos clientes que são essencialmente diversos.

Bem como, seja possível impactar positivamente a sociedade ao evitar que os profissionais sejam desligados quando envelhecem. A diversidade é essencial em todas as situações! Aproveite para conferir nosso material sobre diversidade nas empresas e vá além dos conceitos de diversidade geracional.

Assista com mais detalhes a entrevista com Maiza Neville:

Artigo também revisado por Maiza Neville, diretora executiva da DAMICOS Consultoria, autora do livro “Diversidade Geracional: mutações, transformações e impactos dos 50+ nas organizações e na sociedade” e profissional que atua há mais de 30 anos de experiência.

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